Folha de S. Paulo


Condenado no mensalão, Henrique Pizzolato já prepara sua defesa na Itália

Um pendrive com 9.000 páginas de documentos é o item que o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato considera mais importante na bagagem que levou em sua fuga para a Itália.

Pizzolato pretende usar os documentos para fundamentar sua defesa caso um novo processo seja aberto em território italiano para julgá-lo. Todo o material já está sendo traduzido para o italiano, de acordo com seus amigos.

Pizzolato voou sem passaporte da Argentina para a França, dizem amigos

Dividido em nove capítulos, o dossiê de Pizzolato tem documentos apresentados por sua defesa durante o processo do mensalão e que foram desconsiderados pelos ministros do Supremo. Pizzolato quer juntar a um eventual novo processo peças de dois casos que correram paralelos na Justiça Federal em Brasília e no próprio STF e que não foram anexados ao processo do mensalão.

O pendrive de Pizzolato tem ainda documentos da CPI dos Correios e outros sobre as atribuições da diretoria de Marketing do BB. Para o ex-diretor, esses documentos provariam que as decisões a respeito do uso dos recursos da Visanet não eram tomadas por sua diretoria. Em sua denúncia, o então procurador-geral Antonio Fernando de Souza afirmou o oposto.

Aos amigos, Pizzolato vem dizendo que espera um julgamento justo na Itália e que os documentos que carrega provarão sua inocência. De acordo com os mesmos amigos, Pizzolato tomou a decisão de fugir do país após o STF negar a análise, mais uma vez, de embargos impetrados por sua defesa. Entre a decisão e a fuga, afirmam seus interlocutores, transcorreram-se apenas três dias.

Em uma das ocasiões em que houve negativa do Supremo, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do tribunal, chegou a se irritar com a defesa de Pizzolato. "É insistente o pedido do réu", disse, a respeito da solicitação de desmembramento do processo feito pelo advogado do ex-diretor do Banco do Brasil.

Em sua defesa, Pizzolato afirma que os recursos do Banco do Brasil foram aplicados em campanhas publicitárias, e não desviados para o esquema.


Endereço da página:

Links no texto: