Folha de S. Paulo


Nome de Pizzolato já está na lista de procurados pela Interpol

A Interpol emitiu nesta segunda-feira (18) o alerta vermelho com o nome do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato entre os procurados em 190 países. É o aviso máximo de busca em todo o mundo.

Em seu site a Interpol informa que Pizzolato é procurado pelas autoridades brasileiras por estar condenado e menciona os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A polícia internacional ainda cita que ele fala as línguas portuguesa e italiana.

Consulado italiano no Paraguai nega ter concedido passaporte a Pizzolato
Para entender direito: Interpol --lista de procurados pelo Brasil contem erros

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou Pizzolato a 12 anos e sete meses de prisão por ter autorizado o repasse de R$ 73,8 milhões do banco para o esquema do mensalão.

Reprodução/Interpol.int
Reprodução da página da Interpol que lista o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato como procurado
Reprodução da página da Interpol que lista o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato como procurado

A prisão dele foi decretada na semana passada, mas no sábado ele anunciou que havia fugido para a Itália, onde também tem cidadania. As autoridades brasileiras acionaram então a Interpol para que ele seja localizado.

Pelo tratado de extradição entre Brasil e Itália, nenhum dos dois países é obrigado a enviar quem tem cidadania local, mas o governo que negar o pedido tem de avaliar a abertura de um processo contra essa pessoa desde que o outro país remeta as informações necessárias.

Na carta que divulgou sábado, Pizzolato menciona o tratado e diz que está preparado para um julgamento na Itália. "Por não vislumbrar a minha chance de ter um julgamento afastado de motivações político-eleitorais, com nítido caráter de exceção", disse.

Em sua defesa, ele afirma que os recursos do Banco do Brasil foram aplicados em campanhas publicitárias, e não desviados para o mensalão. Mas ele mesmo recebeu R$ 336 mil do esquema, num envelope que disse ter entregue ao PT sem abrir.


Endereço da página:

Links no texto: