Folha de S. Paulo


Genoino precisa de cuidados, afirma laudo

Preocupados com a saúde do deputado José Genoino, sua família viajou à Brasília para solicitar que um médico particular atendesse o petista dentro da cela. O ex-presidente do PT está preso no Complexo Penitenciário da Papuda desde anteontem.

De acordo com laudo do cardiologista Daniel França Vasconcelos, que examinou Genoino na madrugada de ontem, o petista sofre de "hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia".

Isso significa que ele tem pressão alta e níveis elevados de gordura no sangue.

Ainda de acordo com o relatório médico, Genoino precisa de cuidados. Ele deve seguir uma dieta específica, tomar medicamentos regulares e controlar a coagulação sanguínea.

"A Polícia Federal não deixa que a gente leve a alimentação adequada para o meu pai. Ele tem comido sanduíche e coxinha", afirmou à Folha Miruna Genoino, filha do ex-dirigente petista.

Também viajaram para a capital federal a mulher do deputado, Ryoko, e seus dois outros filhos, Ronan e Mariana.

Recentemente, o ex-presidente do PT passou por uma cirurgia para corrigir uma lesão em uma das artérias do coração. Devido à recuperação, pediu licença médica de seu mandato de deputado federal.

OFEGANTE

Desde que se apresentou à sede da Polícia Federal em São Paulo, última sexta-feira, Genoino está ofegante e bastante agitado. Antes de ser transferido para Brasília, anteontem, ele foi examinado por um médico da Polícia Federal.

O laudo apontou que o petista tinha plenas condições de fazer a viagem, que teria uma parada em Belo Horizonte, onde embarcaram sete presos, entre eles Marcos Valério Fernandes de Souza, operador do mensalão.

Antes de chegar à capital mineira, Genoino se sentiu mal, com palpitações e fortes dores no peito. Por isso, quando a aeronave pousou em Belo Horizonte, uma ambulância ficou parada na pista enquanto ele era medicado.

"É um grande constrangimento os presos terem que cumprir regime mais rigoroso do que está imposto a eles, principalmente no caso do Genoino, que não está bem de saúde", afirmou o coordenador do setorial jurídico do PT e um dos advogados que acompanham o petista, Marco Aurélio de Carvalho. (MARINA DIAS)


Endereço da página: