Folha de S. Paulo


José Roberto Salgado se apresenta à PF em Minas

O ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado se apresentou às 22h45 desta sexta-feira (15) na sede da superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte (MG), onde deverá passar a madrugada.

Salgado chegou acompanhado pelo advogado Maurício Campos Júnior, o mesmo que, mais cedo, acompanhou a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello ao se apresentar à PF.

Salgado levava um travesseiro e uma mala com pertences pessoais. Nem ele nem o advogado falaram com a imprensa.

José Roberto Salgado foi condenado em dezembro a 16 anos e 8 meses de prisão e multa de R$ 926 mil pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.

O STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que o banco do qual ele foi vice-presidente simulou concessões e renovações de empréstimos para as empresas do operador do mensalão Marcos Valério, e para o PT. Esses empréstimos seriam fictícios, para o STF, e financiaram o mensalão. Além disso, o Rural não informou o nome dos reais beneficiários dos saques às autoridades.

Veja especial sobre o julgamento do mensalão
Delúbio vai se entregar amanhã cedo à Polícia Federal
Operador do mensalão, Marcos Valério se entrega em BH
José Dirceu se apresenta à PF em São Paulo
'Viva o PT', grita Genoino ao se entregar à Polícia Federal

Até agora, 10 dos 12 condenados no julgamento do mensalão que tiveram a prisão determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) já se entregaram à Polícia Federal e devem ser levados a Brasília até domingo.

Ainda faltam se apresentar o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil.

O primeiro a se apresentar foi o ex-presidente do PT José Genoino. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se entregou em São Paulo.

Em Brasília se apresentou o ex-tesoureiro do PL (hoje PR) Jacinto Lamas. Em Belo Horizonte se entregaram Marcos Valério de Souza, seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, a ex-diretora da agência SMPB Simone Vasconcelos, o ex-deputado federal Romeu Queiroz e a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello.


Endereço da página:

Links no texto: