Folha de S. Paulo


Lula compara caso Jango a Arafat e diz que 'história pode mudar'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta quarta-feira (13) o processo de exumação dos restos mortais do presidente João Goulart (1919-1976) e afirmou que a "história pode mudar" neste caso.

"Eu acho que pode mudar. Estava vendo esses dias que a morte do Arafat já está mudando um pouco a história, porque me parece que ele foi envenenado", afirmou Lula, em referência à suspeita divulgada na semana passada sobre possível envenenamento do líder palestino Yasser Arafat, morto em 2004.

Lula, que esteve em Campo Grande para receber homenagens e se encontrar com militantes do PT, defendeu a nova fase de investigações sobre a morte de Jango. Nesta quinta (14) Lula deverá estar em Brasília na cerimônia de recebimento do corpo de Goulart.

O objetivo da exumação é tentar descobrir se Jango morreu de infarto, conforme a versão oficial dos fatos, ou se foi envenenado enquanto estava no exílio na Argentina, conforme suspeitas do governo e de parentes. Na época da morte, há quase 37 anos, não foi realizada autópsia.

"Na hora que você tem contato com os restos mortais do corpo de João Goulart e se houver uma investigação a gente vai descobrir o que aconteceu com ele. Mas, de qualquer forma, acho que ele merece todas as honras que um Presidente da República merece", disse.

Questionado se tem saudades do período na Presidência, Lula apenas respondeu: "Saudade da Dilma".

Editoria de Arte/Folhapress
Clique para visualizar o infográfico
Clique para visualizar o infográfico

Endereço da página:

Links no texto: