Folha de S. Paulo


'Até o momento é um depoimento', diz Martha Rocha sobre traficantes em protestos no Rio

A chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, afirmou na tarde desta quarta-feira (13) que a infiltração de traficantes do Comando Vermelho e milicianos em protestos "é apenas um relato". A investigação foi iniciada após o depoimento de Rodrigo Prudêncio Barbosa, preso em Bangu 9.

"O depoimento foi compartilhado entre delegacias, e as unidades estão averiguando a veracidade desse depoimento. Até o momento é um relato, um depoimento", disse Martha Rocha.

Polícia apura participação de traficantes em protestos
Aliado de Garotinho acusa Cabral de montar 'polícia política' no Rio

As informações constam em dois inquéritos que apuram atos de vandalismo praticados por grupos mascarados. A desconfiança de que traficantes do Comando Vermelho teriam se infiltrado nos atos ganhou mais consistência depois que o traficante Barbosa, conhecido como Gordinho, prestou depoimento no qual detalhou a ação da facção criminosa.

Em uma conversa gravada com policiais civis, promotores e representantes da secretaria de Administração Penitenciária, Gordinho afirmou que houve uma determinação para que traficantes se misturassem aos manifestantes.

"Há esse projeto de parar o Rio. Vai ter estudante viciado, então, o que nós fazemos? Vai ter nosso povo para se enturmar junto com os playboy [sic] viciado dentro da passeata", disse o criminoso.

Daniel Marenco - 17.jun.2013/Folhapress
Manifestantes queimam objetos em frente a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, durante protesto contra o aumento da tarifa de ônibus
Manifestantes queimam objetos em frente a Assembleia Legislativa do Rio, durante protesto contra o aumento da tarifa de ônibus

Outra informação em investigação pela polícia, ainda não confirmada, é que milicianos teriam cedido vans para transportar pessoas para as passeatas. O plano seria uma retaliação às ações da prefeitura da cidade contra o transporte alternativo na zona oeste da cidade.

Os grupos levados pelos milicianos teriam a incumbência de depredar equipamentos públicos e agredir pessoas, de forma que a culpa recaísse nos "black blocs".

A Polícia Civil também apura a vinda de manifestantes de outros Estados do país para o protesto de 15 de outubro. Naquela ocasião, 190 pessoas foram detidas em meio a atos de vandalismo e depredação de prédios públicos.


Endereço da página:

Links no texto: