Folha de S. Paulo


'TV Folha' recebe distinção especial do Prêmio Esso

A comissão julgadora do 58º Prêmio Esso de Jornalismo concedeu distinção especial ao programa "TV Folha" pelo trabalho "Protestos Junho 2013", classificado como a "Melhor Contribuição ao Telejornalismo".

No dia 16 de junho, o "TV Folha" mostrou as manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo e trouxe o relato da jornalista Giuliana Vallone, atingida por uma bala de borracha disparada por um policial militar.

Folha vence duas categorias do Prêmio Esso de Jornalismo

No programa exibido no dia 23 de junho, o programa trouxe uma edição especial sobre a redução das passagens de ônibus em diversas cidades e as depredações de edifícios --como a Prefeitura de São Paulo e a sede do Itamaraty, em Brasília.

Houve ainda tentativas de invasão do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, reprimidas pela polícia.

No último dia 7, o "TV Folha" já havia recebido o troféu de destaque do Prêmio Aberje de 2013 no meio televisivo. A escolha foi feita pelo Conselho Deliberativo da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), sociedade civil sem fins lucrativos organizada com o objetivo de promover a comunicação empresarial.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O programa "TV Folha" é exibido aos domingos às 19h30 pela TV Cultura, com uma reprise às 23h e, também, pode ser visto no site da Folha. A equipe é composta por André Felipe, Bia Bittencourt, Carlos Cecconello, Cesar Gananian, Dani de Lamare, Demetrius Daffara, Douglas Lambert, Fábio Marra, Felix Lima, Fernando Canzian, Giuliana Vallone, Henrique Cartaxo, Isadora Brant, João Wainer, Mário Kanno, Márcio Neves, Melina Cardoso, Rodrigo Machado e Yago Metring

A Folha acumula 11 vitórias na categoria principal do Prêmio Esso. As quatro últimas ocorreram em 2005, com entrevista de Renata Lo Prete que revelou o mensalão, em 2008, com reportagem de Elvira Lobato sobre a Igreja Universal, em 2011, com a série de José Ernesto Credendio, Andreza Matais e Catia Seabra sobre o aumento do patrimônio do então ministro Antônio Palocci.

No ano passado, a Folha venceu com a série de reportagens "O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira", sobre a atuação e a queda do ex-presidente da CBF, de Sérgio Rangel, Filipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon e Rodrigo Mattos, que comprovaram que Ricardo Teixeira recebeu dinheiro ligado a um jogo da seleção brasileira. Nas demais categorias, a Folha já ganhou 36 prêmios.


Endereço da página:

Links no texto: