Folha de S. Paulo


Folha vence duas categorias do Prêmio Esso de Jornalismo

A Folha venceu em duas categorias na 58ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo, principal premiação do gênero no país, e recebeu ainda duas distinções especiais.

A imagem "PM ferido afasta agressores", publicada na "Primeira Página", venceu o Prêmio Esso de Fotografia. O autor é Victor Dragonetti Tavares, o Drago, do grupo SelvaSP. A foto foi veiculada com exclusividade pela Folha.

'TV Folha' recebe distinção especial do Prêmio Esso

O trabalho "Atratividade e Resultados das Políticas de Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras", da repórter especial Érica Fraga, venceu o Prêmio Esso de Educação. Fraga também escreveu a reportagem "Cotistas têm desempenho inferior entre universitários" sobre o tema.

O projeto Folha Transparência foi eleito a "Melhor Contribuição à Imprensa", distinção dividida com a "Revista de Jornalismo ESPM".

Drago - 11.mai.2013/selvaSP
PM aponta arma de fogo para se defender de agressores, durante manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus em SP
PM aponta arma de fogo para se defender de agressores, durante manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus em SP

A cobertura dos protestos de junho pelo "TV Folha", assinada pelo editor Fernando Canzian, o diretor João Wainer e a equipe do programa, exibido na TV Cultura, foi considerada a "Melhor Contribuição ao Telejornalismo".

OUTROS PREMIADOS

O Prêmio Esso na categoria principal foi concedido à reportagem "Os Arquivos Secretos do Coronel do DOI-Codi", do jornal "Zero Hora".

O trabalho "Na Mira dos EUA", sobre a espionagem de brasileiros pelo governo americano, do jornal "O Globo", ganhou o prêmio de Reportagem. O diário venceu ainda nas categorias Informação Econômica ("Uma Década de Bolsa Família") e Informação Científica, Tecnológica e Ambiental ("Paraíso Sitiado").

A série "As Crianças e a Tortura", da TV Record, venceu na categoria Telejornalismo. O prêmio de Primeira Página foi para "Oscar Niemeyer", do jornal "Estado de Minas". Na área de criação gráfica venceram os trabalhos "Planeta Seca" (jornal "O Povo") e "O que Comem os Atletas" (revista "Superinteressante").

Os prêmios regionais foram para "Jornal do Commercio" (Nordeste), "Correio Braziliense" (Centro-Oeste), "Gazeta do Povo" (Sul) e a revista "Brasileiros" (Sudeste). O Prêmio Esso existe desde 1955 e é promovido pela empresa petroquímica ExxonMobil. A Folha soma 11 vitórias na categoria principal.

As quatro últimas ocorreram em 2005, com entrevista de Renata Lo Prete que revelou o mensalão; em 2008, com reportagem de Elvira Lobato sobre a Igreja Universal; em 2011, com a série de José Ernesto Credendio, Andreza Matais e Catia Seabra sobre o patrimônio de Antonio Palocci; e em 2012, com a série sobre a queda de Ricardo Teixeira, de Sérgio Rangel, Filipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon e Rodrigo Mattos. Nas demais categorias, a Folha já ganhou 36 prêmios.


Endereço da página:

Links no texto: