Folha de S. Paulo


Genoino diz viver turbilhão e cita "poesia e sangue" ao falar sobre mensalão

Em mais um esforço para declarar inocência no processo do mensalão, o deputado licenciado José Genoino (PT-SP), disse nesta segunda-feira (11) que está vivendo "um turbilhão na cabeça, em que se mistura poesia e sangue".

O parlamentar, condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 6 anos e 11 meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa e a uma multa de R$ 468 mil, tem evitado aparições públicas, mas foi entrevistado por um programa da Fundação Perseu Abramo, centro de estudos do PT, transmitido ao vivo pela internet.

Ele pediu à Câmara aposentadoria por invalidez alegando que problemas cardíacos o impedem de trabalhar. Em julho, o petista fez uma cirurgia para corrigir uma dissecção na artéria aorta.

"Fui condenado previamente pela mídia porque era presidente do PT. Sou inocente, não cometi nenhum crime", disse Genoino na entrevista.

Ele foi condenado por participação das negociações do PT com os partidos aliados e com os bancos que ajudaram a financiar o esquema do mensalão. O parlamentar presidia a sigla no período em que, conforme o entendimento do Supremo no julgamento, houve distribuição de dinheiro público para a compra de apoio político no Congresso, durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao responder sobre o julgamento, Genoino citou a existência de um "novo tipo de opressão, de discriminação, de preconceito" e disse que aprendeu a não ter ódio nem ressentimento. "Faz mal e prejudica".

Também nesta segunda-feira, o perfil do mandato do deputado no Facebook exibiu uma mensagem em que ele pedia o fim de uma campanha virtual de doações que visava arrecadar dinheiro para o pagamento da multa de R$ 468 mil à qual foi condenado pelo STF.

"Agradeço muito a preocupação dos companheiros, mas julgamos que não é conveniente, neste momento, promover algum tipo de campanha deste tipo. Vamos esperar o término do julgamento. Por isso, mesmo sensibilizado com a iniciativa, solicito a suspensão da campanha para o pagamento da multa imposta pelo STF. Muito obrigado", escreveu.


Endereço da página: