Folha de S. Paulo


Em ato partidário, PSDB vai celebrar os 30 anos de manifestação por eleições diretas

O PSDB vai amplificar o evento "Conversa com os Mineiros", em Poços de Caldas (MG), no próximo dia 18, fazendo do ato um encontro para celebrar os 30 anos de um documento assinado por Tancredo Neves (1910-1985) e Franco Montoro (1916-1999), naquela cidade mineira, em favor da abertura democrática.

O encontro foi adiado em uma semana para coincidir com a proximidade da data em que Tancredo e Montoro, na época governadores de Minas e de São Paulo, respectivamente, assinaram um compromisso de lutar pelas eleições diretas no país.

O "Conversa com os Mineiros" foi idealizado pelo PSDB para que Aécio Neves, possível candidato do partido ao Planalto, participe de encontros regionais com aliados dos tucanos em Minas, de forma a envolvê-los desde já na disputa eleitoral de 2014, em âmbito regional e federal.

Agora, além de Aécio e das lideranças tucanas de Minas, referências nacionais do partido, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, estarão presentes, segundo o PSDB mineiro.

A simbologia do ato visa também reforçar a ideia, presente na carta de Tancredo e Montoro, de que os governantes de Minas e São Paulo, hoje os dois maiores colégios eleitorais do país, estão unidos em busca de novo rumo político para o país.

CARTA HISTÓRICA

O PSDB de Minas considera que a data em que a carta histórica foi assinada é 18 de novembro de 1983, mas reportagens da época publicadas em jornais do dia 20 de novembro apontam que o evento havia ocorrido no dia anterior, 19.

Em depoimento à Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, o ex-vice-governador de São Paulo, Almino Affonso, também cita a data de 19 de novembro.

A única referência a 18 de novembro encontrada foi uma reportagem do Sindicato dos Bancários de São Paulo na qual o próprio Montoro falava sobre essa primeira manifestação.

"O movimento das Diretas Já nasceu em Poços de Caldas, Minas Gerais, quando me reuni com o então governador de Minas, Tancredo Neves. Foi em 18 de novembro de 1983", disse ele.


Endereço da página: