Folha de S. Paulo


Fiz esforço pessoal para que Serra ficasse no PSDB, diz Aécio

O senador Aécio Neves (PSDB) afirmou na manhã deste sábado (26) que fez um "esforço pessoal" para que o ex-governador de São Paulo José Serra permanecesse no partido e disse que irá respeitá-lo.

"Antes que vocês me perguntem, quero, com toda a sinceridade do mundo, dizer que acho extremamente positivo que Serra esteja nos quadros do PSDB pela sua qualificação. Fiz um esforço pessoal para que abandonasse sua saída do partido", afirmou, em visita a Presidente Prudente, no interior paulista.

Aécio Neves diz que não faz a agenda de José Serra

"Onde estiver, Serra estará com sua qualificação nos ajudando. Assim como devemos respeitar a presença de Eduardo e Marina na disputa."

O senador se esquivou de comentar sua pretensão em disputar as eleições e disse que a chapa será anunciada até março do próximo ano. "Devemos tomar a decisão correta no tempo certo, não vamos nos antecipar. Acredito que 2014 é o momento do PSDB definir quem vai empunhar esta bandeira", disse. "Considero que o PSDB, pela sua estrutura, tem as melhores condições para chegar ao segundo turno e vencer as eleições."

Segundo Aécio, que tem feito reuniões com correligionários por todo o país, os tucanos estão elaborando uma agenda de ações que deve ser lançada até dezembro. O documento pretende trazer metas e compromissos do partido para as próximas eleições.

"A minha preocupação agora é a construção desta agenda, pois através dela serão definidos nossos compromissos e metas para um crescimento mais vigoroso do país."

O encontro teve a presença de mais de 800 pessoas e ocorreu no auditório das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo. Entre as autoridades estava o líder do partido no Senado, Aloysio Nunes Ferreira Filho, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Samuel Moreira.

Na sexta-feira (25), ao chegar para o encerramento do 7º Congresso dos Municípios do Noroeste Paulista em Olímpia (438 km de São Paulo), o tucano comentou a pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira. O levantamento aponta a presidente Dilma Rousseff como vencedora no primeiro turno das eleições em três dos quatro cenários avaliados pelo instituto.

Segundo ele, a pesquisa mostrou que, a um ano das eleições, "mais de 60% da população não quer dar um segundo mandato [à presidente Dilma Rousseff]". "Não vejo alteração maior do cenário nessas pesquisas a um ano da eleição", afirmou o tucano mineiro.

RECEPÇÃO

A recepção de Aécio no congresso foi maior do que a registrada quando da passagem de José Serra pelo mesmo evento. O salão onde o senador discursou foi ampliado.

Serra, um dia antes, foi recebido pelo prefeito de Catanduva (385 km de São Paulo), Geraldo Vinholi (PSDB), que foi convocado pelo presidente da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense) e prefeito de Olímpia, Eugênio Zuliani (DEM).


Endereço da página:

Links no texto: