Folha de S. Paulo


PMDB pressiona PT a ceder nas alianças estaduais

Principais partidos da coalizão da presidente Dilma Rousseff, PT e PMDB travam uma disputa para tentar obter uma melhor colocação nas alianças aos governos dos Estados em 2014.

Parte do PMDB do vice-presidente Michel Temer pressiona o PT a romper o cronograma que vinha traçando e apoiar seus candidatos em algumas disputas. Os principais locais de conflito são Rio de Janeiro, Ceará e Maranhão.

Ao lado de Alckmin, Dilma critica antecessores do PT por falta de metrô
Dilma vence no 1º turno contra Aécio, Marina ou Campos, diz pesquisa Ibope

Temer acabou desmarcando uma reunião com a cúpula peemedebista na noite de anteontem após começarem a circular rumores de que um grupo pediria formalmente a realização de uma pré-convenção do partido no início do ano que vem como forma de pressionar o governo.

O objetivo dessa manobra seria lançar a ameaça --considerada nos bastidores pouco provável por integrantes do próprio grupo que se diz insatisfeito-- de que a convenção de junho de 2014, que definirá a posição oficial do partido, pode não aprovar o apoio à reeleição de Dilma.

Não há nova data para o encontro entre Temer e a cúpula do partido. Nos bastidores, o vice tem dito que pretende tentar resolver caso a caso as divergências entre seu partido e o PT, e não endossar uma "rebelião" peemedebista contra o Planalto.

No Rio, o PMDB do governador Sérgio Cabral pressiona para que o PT desista de lançar o senador Lindberg Farias ao governo e apoie a candidatura do vice de Cabral, Luiz Fernando Pezão.

No Ceará, o senador Eunício Oliveira (PMDB) também tenta levar o apoio do PT, que tende a apoiar o candidato do governador Cid Gomes (Pros). No Maranhão, o PMDB quer que os petistas mantenham a aliança com a família Sarney e não engrossem o palanque do oposicionista Flávio Dino (PC do B), presidente da Embratur.


Endereço da página:

Links no texto: