Folha de S. Paulo


Depois de negar privatização do petróleo, Dilma elogia Parceria Público-Privada

Dois dias depois de negar que o leilão do campo de Libra, do pré-sal, tenha sido uma privatização, a presidente Dilma Rousseff elogiou nesta quarta-feira (23) a PPP (Parceria Público-Privada) para creche feita pela administração do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB).

Ao inaugurar nesta manhã a escola infantil da prefeitura, que já funciona desde o começo de setembro, na zona norte da capital mineira, Dilma disse ser preciso "sublinhar e divulgar as boas práticas".

Dilma amplia viagens a MG e força Aécio a 'blindar' reduto
Em pronunciamento, Dilma nega que leilão de Libra seja privatização do petróleo

"Quero dizer ao Marcio que fiquei bastante impressionada com o projeto dele de PPP. Achei extremamente interessante essa formatação em que todas as atividades que não são educacionais ficam para a iniciativa privada, mas as atividades educacionais e alimentação são função estrita da prefeitura", disse.

Ela afirmou acreditar que a PPP "extremamente criativa" vai melhorar a gestão da escola infantil. "Estou falando isso porque acredito que a gente tem que, sempre que possível, sublinhar e divulgar o máximo possível boas práticas. Acho que essa é uma boa prática", disse a presidente.

Roberto Stuckert Filho/Divulgação/PR
Dilma Rousseff é abraçada por crianças durante cerimônia de inauguração de escola infantil em BH
Dilma Rousseff é abraçada por crianças durante cerimônia de inauguração de escola infantil em Belo Horizonte (MG)

Lacerda rompeu politicamente com o PT em 2012 e agora enfrenta oposição do partido na Câmara Municipal. Em sua fala, o prefeito elogiou o programa de escola infantil da cidade implantada em 2004 pelo então prefeito petista Fernando Pimentel, atualmente ministro.

Dilma também disse considerar a PPP "uma forma inteligente de ampliar o escopo das creches" e prometeu implantar no país 6.000 creches. "O governo federal tem compromisso com as 6.000 creches. Quem foi que aumentou para 8.000? Espero que as fontes do Planalto se restrinjam às fontes de água", disse Dilma, em crítica a veículos de comunicação que informaram esse outro número.

PRÉ-SAL

A presidente voltou a falar do leilão do campo de Libra e novamente relacionou os lucros que o governo terá com o pré-sal para aplicar em educação. Dessa vez, ela disse que, além dos royalties do petróleo, o país terá o "excedente em óleo" para também aplicar no custeio da educação.

Pelas contas apresentadas pela presidente, esse valor, somente com o campo de Libra, poderá chegar a R$ 20 bilhões por ano. Segundo Dilma, caberá à sociedade cuidar para que esses recursos realmente sejam destinados à educação.

Ao participar da formatura de alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), o segundo evento do dia na capital mineira, Dilma voltou a destacar os recursos que o país vai dispor com as receitas do petróleo para serem aplicados na educação e pediu aos 2.276 jovens que fiscalizem a aplicação desses valores. "Vocês vão ter que ficar de olho nesse dinheiro", afirmou a presidente.


Endereço da página:

Links no texto: