Folha de S. Paulo


'TV Folha' discute polêmica das biografias

O "TV Folha" deste domingo --exibido excepcionalmente hoje às 20h30, com reprise às 23h-- traz discussão sobre a polêmica de biografias não autorizadas no Brasil.

As colunistas da Folha Barbara Gancia e Mônica Bergamo falam sobre o tema e comentam as discussões que tiveram com Paula Lavigne, empresária e porta-voz da associação Procure Saber, grupo criado por artistas que defendem a necessidade de consentimento dos biografados para a produção desses livros. Entre eles estão Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Roberto Carlos.

Hoje, a legislação brasileira exige a anuência prévia para a publicação de biografias, o que dá brechas à proibição da comercialização. Uma ação proposta pela Associação Nacional dos Editores de Livros que busca garantir o direito dos escritores deve ser votada no Supremo Tribunal Federal até o fim deste ano.

Mário Magalhães, autor da biografia "Marighella", vencedor do Prêmio Jabuti de 2013 nesta categoria, também fala sobre o tema ao "TV Folha".

O programa fala também sobre os dez anos do Bolsa Família. Criado em 2003 no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa social tem hoje 13,8 milhões de famílias beneficiárias em todo o Brasil. Reportagem mostra como evoluiu a vida de algumas dessas famílias ao longo desse período.

O "TV Folha" mostra casos de uso irregular de recursos públicos destinados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Um levantamento feito pela Folha mostra que, em cinco anos, o país perdeu ao menos R$ 502 milhões em casos como esses. Só com esse valor, por exemplo, poderiam ser construídas 227 novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) ou, ainda, 1.228 novas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

Ainda no programa, a atriz Camila Pitanga fala da peça "O Duelo", em cartaz em São Paulo.

Camila Marquez/Divulgação
A atriz Camila Pitanga em ensaio aberto da peça
A atriz Camila Pitanga em ensaio aberto da peça "O Duelo"

Endereço da página: