Folha de S. Paulo


Dilma rebate Marina e diz que governo jamais "abandonou" bases da economia

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista coletiva nesta terça-feira (15) em Salvador, que o governo federal "jamais abandonou o tripé macroeconômico", rebatendo críticas à sua gestão feitas pela ex-ministra Marina Silva (PSB) ontem, no Recife.

A ex-senadora criticou a política econômica do governo Dilma e defendeu o retorno do tripé macroeconômico, caracterizado pelo câmbio flutuante, pelo compromisso com as metas de inflação e pelo cumprimento das metas do superavit primário, que vigorou nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Dilma e ACM Neto trocam elogios em evento em Salvador (BA)
'Sempre serei uma aluna do mundo', diz Dilma ao rebater críticas
Presidente tuíta até durante entrevista ao vivo a rádios

Sem se referir diretamente a Marina, Dilma afirmou ao ser questionada sobre o tripé: "Jamais foi abandonado o tripé macroeconômico no governo. Inflação sob controle, contas públicas absolutamente sob controle, inclusive com queda na participação do PIB [Produto Interno Bruto] dos três principais itens do orçamento público federal, a saber: Previdência, pessoal e pagamento dos juros".

"Quando que o Brasil teve entre 376 e 378 bilhões de dólares de reserva? Por isso, queridos, nunca foi abandonado", disse a presidente, que só respondeu a essa pergunta. O governo federal tem enfrentado índices de inflação próximos ao teto da meta do governo para 2013, de 6,5%. No mês de setembro, a inflação acumulada em 12 meses ficou em 5,86%, pela primeira vez neste ano abaixo de 6%.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Na segunda-feira (14), Dilma já havia criticado seus opositores. Em viagem a Itajubá (MG), disse que não está de "salto alto" em relação à eleição, mas recomendou que seus prováveis adversários na disputa "estudem" para ter propostas para o país.

"Acredito que as pessoas que querem concorrer ao cargo têm de se preparar, estudar muito, ver quais são os problemas do Brasil, ter propostas. Eu passo o dia inteiro fazendo o quê? Governando", afirmou Dilma.

Em resposta à petista, Marina, segunda colocada nas pesquisas para o Planalto, retrucou, horas mais tarde, no Recife.

"Ela [Dilma] deu um conselho de professora. Eu acho que ela dá um conselho muito bom porque aprender é sempre uma coisa muito boa. Difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar", disse Marina.

Jorge Araújo-14.out.13/Folhapress
A presidente Dilma durante solenidade cd inauguração de fábrica em Itajubá (MG)
A presidente Dilma durante solenidade de inauguração de fábrica em Itajubá (MG)

Endereço da página:

Links no texto: