Folha de S. Paulo


PC do B lança pré-candidatura de ministro do Esporte ao governo de SP

O ministro Aldo Rebelo (Esporte) foi indicado pela militância de seu partido, o PC do B, como pré-candidato ao governo de São Paulo.

Para sua candidatura ir para frente, terá de ser aprovada pelo plenário da sigla, segundo o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo.

O anúncio ocorreu na conferência estadual da legenda. Participaram do evento o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), e o ex-prefeito Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.

ALDO REBELO

A resolução política que indicou Aldo Rebelo ao cargo foi apresentada pelo vereador e presidente estadual do PC do B, Orlando Silva --que antecedeu Rebelo no Ministério do Esporte, antes de deixar o governo em 2011, após acusações de ter participado de um suposto esquema de fraude.

"O partido estabelecerá diálogo junto às forças políticas que compõem o espectro oposicionista no Estado, de modo a se posicionar, com protagonismo, na construção de uma chapa forte ao governo e ao Senado", disse Silva, segundo o blog de Renato Rabelo.

Em 2010, os comunistas integraram a chapa do atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na corrida pelo Bandeirantes.

Atual secretário da Promoção da Igualdade Racial da gestão Fernando Haddad, Netinho de Paula concorreu a senador na coligação (ficou em terceiro lugar).

DISCURSO

O ministro Aldo Rebelo disse, na conferência, que continuará alinhado ao campo que sustenta a presidente Dilma Rousseff. "Sem pretensão, nós vamos atuar dentro do campo que nós sustentamos com o presidente Lula, e que nós vamos continuar a sustentar com a presidente Dilma. Mas, nós temos também obrigação com o nosso Estado, que é parte da nossa obrigação com o Brasil."

"São Paulo tem sido apequenado pelos governos tucanos nos últimos anos", afirmou o ministro, de acordo com o presidente nacional de seu partido.

Em discurso, Renato Rabelo buscou distanciar seu partido do PT, dizendo que "o caráter" das siglas "não é o mesmo".

O PC do B, segundo ele, é uma legenda "que luta pelo socialismo, como também compreende para que transformações ocorram em nosso país para superar o capitalismo, deve ser através de mudanças profundas e revolucionárias". Citou como exemplo Cuba, China e Venezuela.

Os comunistas traçaram, ainda, a meta de emplacar na Câmara dois deputados federais (Netinho de Paula e Orlando Silva), além de reeleger Protógenes Queiroz.


Endereço da página: