Folha de S. Paulo


Governo argumenta que oferta de voos comerciais é limitada

Questionado sobre o uso de jatinhos executivos, o governo de PE informou que não há tantas ofertas de voos comerciais no Recife e que algumas agendas exigem a presença de Eduardo Campos em prazos curtos, "impossíveis de serem atendidos pela aviação comercial" do país.

Sobre o custo com aluguel dessas aeronaves, o governo afirma que ele seria reduzido caso o governador optasse por voos de carreira, mas, "em compensação, deixaria de concretizar decisões de importância fundamentai no interesse da população".

As empresas contratadas somente recebem pelos voos realizados, segundo o governo. Sobre viagens que misturam eventos oficiais e do partido, não houve resposta.

Campos usou R$ 4 mi para rodar o país em jatinhos desde 2012

Em agosto, o governo de Pernambuco começou a publicar, em sua página na internet, o detalhamento das locações de aeronaves.

Agora é possível encontrar no Portal da Transparência até mesmo o nome das pessoas que embarcaram em cada um dos voos fretados.

O decreto que estabelece o detalhamento foi assinado pelo governador Eduardo Campos em julho, depois que ele foi pressionado pela oposição a divulgar os gastos com suas viagens.

Antes, no portal da transparência estadual era possível saber apenas o valor pago por cada nota, mas não havia dados sobre destino e finalidade dos voos, bem como os passageiros transportados.

Por enquanto, estão disponíveis somente os dados referentes a agosto, quando Campos teria feito apenas três viagens no próprio Estado, e setembro, quando houve sete viagens locais.

O valor pago por cada voo, segundo o governo, ainda está em tramitação e por isso não foi publicado no site.


Endereço da página:

Links no texto: