Folha de S. Paulo


Assessores do Planalto querem Marina fora do páreo em 2014

O cenário preferido do Planalto é uma eleição sem Marina Silva na cédula, mas assessores presidenciais acreditam que a ex-senadora, derrotada na sua tentativa de criar a Rede Sustentabilidade, pode se filiar a outro partido para disputar a Presidência, apesar de suas evasivas.

A avaliação reservada no governo é que Marina pode se filiar ao PPS, presidido pelo deputado Roberto Freire (PE), que vinha tentando atrair o tucano José Serra para ser seu candidato em 2014.

Marina Silva: Eu já sabia
Igor Gielow: Decisão judicial faz Planalto sorrir
Marina diz que coerência vai marcar decisão sobre futuro político

O sonho palaciano, contudo, é que Marina não fique só na ameaça e abandone seu projeto presidencial em 2014.

Estaria, assim, configurado o quadro eleitoral tão desejado pelo ex-presidente Lula: eleição do ano que vem decidida num único round, reeditando a polarização entre PT e PSDB. Não por outro motivo ele tentou dissuadir o presidente do PSB, o governador Eduardo Campos (PE), de disputar a Presidência.

Editoria de Arte/Folhapress

Em segundo lugar nas pesquisas, Marina é quase uma garantia de que o pleito terá segundo turno. Em 2010, ela obteve quase 20 milhões de votos, ajudando a levar a disputa a uma segunda etapa entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra.

Num cenário de eleição em dois turnos, a equipe presidencial prefere que Dilma não tenha Marina como rival na fase final, mas o tucano Aécio Neves. Seria mais fácil traçar a estratégia contra o candidato do PSDB, sigla derrotada pelo PT nas três últimas eleições presidenciais.

Para assessores de Lula e Dilma, Marina será uma rival mais imprevisível e com chances de ser competitiva.


Endereço da página:

Links no texto: