Folha de S. Paulo


Índios promovem 'enterro' de ministros e ruralistas em frente ao Congresso

No segundo dia de protestos na Esplanada dos Ministérios, cerca de 1.500 índios promoveram nesta quinta-feira (3) o enterro simbólico de dois ministros e congressistas da bancada ruralista.

No gramado em frente ao Congresso, os índios fizeram uma cova e cravaram cruzes de madeiras com fotos da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), do ministro Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), além da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e do líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), que são integrantes da bancada ruralista.

Evaristo Sá/AFP
Índios promoveram enterro simbólico de dois ministros e congressistas da bancada ruralista, em Brasília
Índios promovem enterro simbólico de dois ministros e congressistas da bancada ruralista, em Brasília

Ativistas do greenpeace protestam a favor dos índios em Brasília
Direitos de índios podem ser aniquilados, diz chefe da Funai
Índios oferecem cédulas de R$ 2 a deputado do PT
Veja bloqueios que índios fizeram em Brasília

O ato foi para protestar e pedir o arquivamento de projetos que os índios consideram prejudiciais a eles, como a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que repassa do Executivo para o Legislativo a demarcação de terras indígenas.

O "enterro" foi acompanhado por diversos índios que cantavam e dançavam. A Polícia Militar e seguranças do Congresso acompanharam a manifestação.

Sete deputados, entre eles Chico Alencar (PSOL-RJ), Janete Capiberibe (PSB-AP), Lincoln Portela (PR-MG), também estiveram presentes e receberam um documento com reivindicações dos indígenas de varias etnias.


Endereço da página:

Links no texto: