Folha de S. Paulo


Dilma anuncia ofensiva de comunicação do governo nas redes sociais

No mesmo dia em que retomou suas atividades no Twitter, a presidente Dilma Rousseff relançou nesta sexta-feira (27), em novo formato, o Portal Brasil, do governo federal. Junto com a reestreia no microblog, o lançamento deverá ser o primeiro de uma série de novas iniciativas do Palácio do Planalto para estimular o diálogo com o que se acostumou a chamar de "voz das ruas".

Trata-se de um novo comportamento do governo na internet, após o diagnóstico de que o Planalto se desconectou das demandas de grupos mais jovens, usuários de ferramentas como o próprio Twitter, além do Instagram --cuja conta foi lançada oficialmente nesta sexta também-- e do Facebook.

Segundo Dilma, "a lógica analógica e dos papéis permeia todo o governo". "Então a nossa ideia é justamente começar um processo no qual o governo muda de analógico para digital. Eu tenho certeza que é um processo de melhoria da qualidade dos serviços e também da melhoria do grau de informação, para criticar ou não, para buscar sugestões, ou para intervir", disse a presidente.

"Nós queremos construir uma prática sistemática do que querem as ruas. E ouvir as redes sociais. Ter com as redes sociais também uma interação", completou.

Reprodução/Instagram/Palaciodoplanalto
Dilma Bolada, a famosa personagem fictícia da presidente da República (à esq.), conversa a verdadeira Dilma
Dilma Bolada, a famosa personagem fictícia da presidente da República (à esq.), conversa a verdadeira Dilma

A etapa desse pacote digital lançada nesta sexta contempla apenas uma nova "identidade digital", segundo o coordenador do gabinete digital da Presidência, Valdir Simão, que será ampliada em um segundo momento. A previsão é que a página oficial da presidente do Facebook será lançada em outubro, quando também será iniciada a reformulação do site do Palácio do Planalto.

"Nós estamos num momento em que cada vez mais ter consciência delas e ter consciência do poder da rede social é importante não só para usá-la, mas também para protegê-la. Nós hoje tivemos acesso a informações a respeito da transformação da rede social em um campo de batalha cibernético entre países. E isso é aquilo que nós não podemos concordar. Ao mesmo tempo, eu acredito que usar todas as possibilidades é uma forma de fazer esse reequilíbrio, essa assimetria que existe entre governo e cidadania", disse Dilma.

DILMA BOLADA

Mais cedo, Dilma se encontrou com Jeferson Monteiro, criador do perfil Dilma Bolada no Facebook e no Twitter. Segundo ele, não há qualquer interferência editorial da presidente em seu perfil, ainda que os dois perfis, o oficial de Dilma e o do humorista, tenham tuitado juntos dentro de seu gabinete mais cedo.

"Campanha não faço. Vai continuar sendo o que sempre foi: um perfil para homenagear a Dilma. E sobretudo para entreter e para eu me divertir", disse Monteiro. "Fui, sou e vou continuar sendo fã da Dilma. Sou fã e eleitor. Eu votei nela."

"É ótimo imaginar a Dilma sambando, correndo com as emas, boladinha com o cachorro. Tudo é ficção. O que eu faço é ficção, é entretenimento. Eu não estou interessado na imagem política ou no jornal", completou.


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