Folha de S. Paulo


Dilma Bolada conversa com presidente Dilma em Brasília

Dilma Rousseff lançou nesta sexta-feira (27) uma nova estratégia digital com um bate-bapo no microblog Twitter com seu alter-ego mais famoso nas redes sociais: Dilma Bolada, paródia largamente favorável a ela criada por um simpatizante, Jeferson Monteiro.

A conta de Dilma estava inativa desde 2010 e a troca de mensagens versou sobre assuntos diversos. Enquanto Dilma e Monteiro trocavam amenidades, jornalistas dirigiram perguntas a ambos, mas foram todas ignoradas.

Por cerca de uma hora, Dilma e Monteiro tuitaram sentados lado a lado no gabinete presidencial. Fotografias com o registro do encontro foram divulgadas por uma conta mantida pelo Palácio do Planalto no Instagram, rede social usada para compartilhamento de fotos e vídeos.

Reprodução/Instagram/Palaciodoplanalto
Dilma Bolada, a famosa personagem fictícia da presidente da República (à esq.), conversa a verdadeira Dilma
Dilma Bolada, a famosa personagem fictícia da presidente da República (à esq.), conversa com a verdadeira Dilma

"Eu voltei, voltei para ficar. Porque aqui, aqui é meu lugar", cantarolou a presidente em seu perfil no microblog, citando trecho da música "O Portão", de Roberto Carlos, de quem Dilma se diz fã.

Dilma comentou reportagem da revista "The Economist", que atacou a política econômica do governo, retuitou sua xará digital, que chamou a publicação britânica de "The Recalconomist", e fez comentários sobre o episódio de espionagem americana.

Dilma anuncia ofensiva de comunicação do governo nas redes sociais
Dilma volta ao Twitter, faz piada e rebate "The Economist"

"Eles [a revista] estão desinformados. O dólar estabilizou, a inflação está sob controle e somos o único grande país com pleno emprego. Somos a 3ª economia que + cresceu no mundo no 2º trimestre. Quem aposta contra o Brasil, sempre perde", tuitou.

A presidente também falou do programa Mais Médicos, que tem recebido críticas de entidades de classe. "Respeito muito os médicos brasileiros, mas traremos médicos de onde pudermos. Importante é atender melhor a população. Isso é o + médicos".

Sobre seu recente passeio de carona numa motocicleta em Brasília, Dilma respondeu: "Sim & me diverti pra valer. Será que vc tem carteira pra dirigir moto? Se tiver, da próxima vez, podemos atuar no 8º Velozes e Furiosas".

Quando a Folha revelou a escapada da presidente, sua paródia digital celebrou o feito lançando o mote: "Êta presidenta veloz e furiosa".

Tanto o encontro de com Monteiro quanto a reaparição de Dilma no Twitter fazem parte de uma ação do Palácio do Planalto para promover mais ativismo do governo nas redes sociais.

Depois dos protestos de junho, o Palácio do Planalto chegou ao diagnóstico de que ferramentas como as oferecidas pelas redes sociais podem ajudá-lo a se conectar com grupos de jovens e suas demandas.

Também foi relançado o Portal Brasil (www.brasil.gov.br) do governo federal, com nova "identidade digital". Na sexta, por volta das 17h30, o site apresentou instabilidade e ficou fora do ar por alguns minutos. Voltou em pouco tempo à ativa, mesmo com lentidão.

O objetivo, nas palavras da presidente, é promover a transparência e facilitar o acesso dos cidadãos ao governo federal.

A ofensiva de comunicação no Twitter não foi formalmente divulgada. Na agenda oficial da presidente, divulgada cedo, não consta seu encontro com o criador de sua paródia.

As ferramentas de interlocução com o cidadão prometidas pelo portal do governo também não foram lançadas ainda. Ficarão para um segundo momento, quando seria possível fiscalizar e monitorar ações de governo.

A previsão é que a página oficial da presidente no Facebook seja lançada em outubro, quando também será iniciada a reformulação do site do Palácio do Planalto.


Endereço da página:

Links no texto: