Folha de S. Paulo


Grupo contrário a Cid Gomes tenta filiar Luizianne Lins no PSB

Sem o apoio do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), à candidatura presidencial do governador Eduardo Campos (PE), o PSB convidou a petista Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza, a ingressar na legenda e se candidatar ao governo do Estado, garantindo palanque a Campos em 2014.

O convite partiu do cearense Sérgio Novais, integrante da Executiva Nacional da legenda e adversário de Cid Gomes no PSB local. Ele é ex-marido de Luizianne.

Além de garantir um palanque a Campos, a movimentação tem o objetivo de tentar retirar Cid do partido. A filiação de Luizianne somente se consumaria se o governador deixasse a legenda.

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT), principal opositor de Cid Gomes, também foi sondado na semana passada para ingressar no PSB, mas recusou.

Agora Novais pretende pedir à direção nacional do PSB, na quarta-feira (25), a destituição de Cid do comando da legenda no Ceará, ato semelhante ao que deve ocorrer nesta semana no Rio de Janeiro.

Jarbas Oliveira-07.out.12/Folhapress
Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza
Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza

No Estado do Rio, o prefeito de Duque de Caxias e presidente da legenda no Estado, Alexandre Cardoso, é a favor do apoio à reeleição da presidente Dilma, a exemplo de Cid Gomes no Ceará, e deve ser afastado do comando partidário. "Vou levar um ofício para colocar em pauta a situação do Ceará", afirmou Novais.

Luizianne está insatisfeita no PT. Apesar de presidir o Diretório Estadual da legenda, ela não teve força política para conseguir desfazer a aliança com o governador, com quem rompeu nas eleições de 2012. A outra ala do PT, liderada pelo deputado federal José Guimarães (CE), é favorável à aliança com Cid.

Na sexta-feira passada (20), a ex-prefeita disse que recebeu o convite e está pensando sobre o assunto.

A mudança de partido teria de ocorrer até 5 de outubro, prazo estipulado em lei para quem vai disputar as eleições de 2014.

O destino de Cid Gomes e de seus aliados no PSB ainda é incerto. O governador tem dito que não pretende sair da legenda, mas ficou isolado na reunião partidária da semana passada ao ser a única voz contra a entrega dos cargos do PSB no governo federal.


Endereço da página: