Folha de S. Paulo


Mascarados podem ir a protesto de 7 de Setembro, diz secretário de Segurança do Rio

Em entrevista à rádio CBN, na manhã de desta sexta-feira (6), o secretário de Segurança Pública, do Rio, José Mariano Beltrame disse que os policiais que acompanharão as manifestações previstas para o sábado, no feriado de Sete de setembro, estão orientados a garantir o direito das pessoas protestarem nas ruas.

O policiamento no Rio estará reforçado neste Dia da Independência. A Polícia Militar disponibilizará 2.000 policiais nas ruas para acompanhar os protestos. Além da PM, a Polícia Civil convocou todos os delegados titulares também para ir às suas delegacias.

Alckmin diz que não haverá proibição a mascarados em protestos de SP
Manifestantes deixam esquina de Cabral depois de 40 dias de ocupação

"A atitude da polícia tem que ser de respeito. Nós temos de tratar as pessoas de maneira igual. Com máscara ou sem máscara. A questão é se a máscara é usada para encobrir uma pessoa que vá agredir outros ou realizar depredações".

Segundo Beltrame, a polícia tem em mãos uma decisão judicial que garante a identificação de quem use máscara, mas isso não impedirá que alguém vá ao protesto mascarado.

"O policial irá observar e tem o direito de abordar a pessoa. Agora, que seja feita de maneira não traumática", disse.

A intenção do secretário, com a orientação, é impedir que o policial, diante de um acúmulo de pessoas, crie um fato com a abordagem. Beltrame disse que a PM vem tirando lições das últimas manifestações. Nisto, segundo ele, está a utilização de equipamentos não letais como bombas de gás lacrimogênio ou balas de borracha.

"A questão não são os equipamentos não letais, mas o abuso de sua utilização. O policial está orientado para utilizar de maneira adequada. Agora, quem não utilizar da forma como deve ser isso vai ser apurado, ele será afastado e, se for o caso, punir. Agora, não dá para garantir que nada irá acontecer. Temos que entender que há a possibilidade de uma massa muito grande de pessoas e de policiais nas ruas", afirmou Beltrame.

Daniel Marenco/Folhapress
Manifestantes mascarados protestam na Assembleia Legislativa do Rio contra projeto que proíbe uso de máscaras em protestos
Manifestantes mascarados protestam na Assembleia Legislativa do Rio contra projeto que proíbe uso de máscaras em protestos

Endereço da página:

Links no texto: