Folha de S. Paulo


Aécio lança portal na internet para discutir feitos do PSDB na área social

Num contraponto à principal bandeira eleitoral da presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) lançou nesta quarta-feira (4) o "portal social" do PSDB na internet. Os tucanos querem usar o espaço para discutir programas da área social, que se tornou a marca do PT nos governos Dilma e Lula.

Provável candidato do PSDB à Presidência em 2014, Aécio disse que o objetivo do partido é mostrar que os tucanos são responsáveis por avanços na área social do país, e não o PT. "Lideranças políticas querem se apropriar quase com exclusividade da agenda social, gente que trata a pobreza como se fosse coisa do passado. Isso não é verdade", atacou.

Ex-presidente do PSDB, o deputado Sérgio Guerra (PE) disse que os petistas venderam uma versão que valeu mais que a verdade" quando o assunto são programas sociais. "Dos governos petistas, a ideia de transferir renda para a população mais carente mereceu poderosa propaganda. O Nordeste tem a mesma dependência da pobreza de 20 ou 30 anos atrás", afirmou.

Num ataque direto às gestões petistas, Guerra disse que o Bolsa Família, principal programa social do governo, "substituiu os coronéis do sertão" brasileiro. "Se davam água, passaram a dar salário para a população mais carente."

O ato político do lançamento do portal reuniu as principais lideranças do PSDB, como os governadores Teotônio Vilela (AL) e Marconi Perillo (GO). O senador Pedro Simon (RS), do PMDB, também acompanhou o ato.

Aécio disse que seu partido foi responsável por fazer "as maiores transferências de renda" no Brasil. "No período em que o PSDB governou o Brasil, o índice de desenvolvimento humano municipal aumentou em 24%. Na década governada pelo PT, avançou apenas 19%", afirmou.

Perillo disse que foi responsável por sugerir ao ex-presidente Lula a implantação de um cartão único, reunindo os programas sociais do governo.

"Na época, em uma solenidade no Palácio do Planalto, o Lula me agradeceu muito pela ideia de consolidar os programas num cadastro único. Agora, quando lança a história do Bolsa Família, ele se esqueceu disso", afirmou.

A ideia do PSDB é usar o portal para reunir sugestões, inclusive de eleitores, que futuramente vão compor o programa de governo de Aécio na área social. O partido também vai disponibilizar informações de gestões da sigla nos Estados e municípios relacionadas a ações sociais.

"Temos experiências exitosas, programas qualificados, mas não conseguimos dar a marca, a identidade que precisam ter", afirmou Aécio.


Endereço da página: