Folha de S. Paulo


Pedro Dallari será novo membro da Comissão da Verdade

O advogado Pedro de Abreu Dallari foi nomeado nesta segunda-feira (2) pela presidente Dilma Rousseff como novo integrante da Comissão Nacional da Verdade.

Dallari é professor da Faculdade de Direito da USP, mesma universidade onde se formou em direito em 1981 e concluiu mestrado (1992) e doutorado (1999). Também é formado em administração pela FGV.

Seu pai, o também advogado Dalmo Dallari, preside a Comissão da Verdade da USP.

O atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade, ex-ministro José Carlos Dias, afirmou que a nomeação do jurista é uma "ótima escolha", tendo em vista que ele é "uma pessoa voltada à defesa dos direitos humanos".

A comissão atuava há mais de dois meses com dois integrantes a menos. A presidente ainda precisará fazer mais uma nomeação para preencher o último cargo vago no grupo.

Em abril, o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Gilson Dipp apresentou seu pedido de afastamento por motivos de saúde.

A segunda baixa ocorreu em junho, quando o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles renunciou, após divergências internas.

A nomeação de Dallari deverá ser publicada na edição de terça-feira (3) do "Diário Oficial" da União, segundo informações divulgadas no site "Blog do Planalto".

A Comissão da Verdade apura violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado no período de 1946 a 1988.


Endereço da página: