Folha de S. Paulo


Na TV, PT exibe protestos e compara Dilma e Lula a líderes como Mandela e Gandhi

Inserção de TV do PT que vai ao ar a partir desta quarta-feira (28) à noite exibe imagens dos protestos que se espalharam pelo país depois de junho intercaladas com cenas de Lula e Dilma Rousseff para pregar que a política é a responsável por levar às grandes transformações sociais.

Em vídeo de forte apelo emocional, concebido pelo jornalista e marqueteiro João Santana e pelo publicitário Marcelo Kertész, um narrador constrói um discurso voltado prioritariamente aos jovens e que vai na contramão de um dos motes das passeatas: a negação da política e dos partidos.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

"Acredite na política'', prega o locutor com voz experiente, como a dar um ''conselho'' aos jovens que foram às ruas em todo o país.

Entremeando em ritmo frenético imagens de Lula e Dilma às de outros líderes políticos brasileiros e mundiais, como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Tiradentes, Abraham Lincoln, Getúlio Vargas, Fidel Castro e Martin Luther King --cujo famoso discurso "I Have a Dream'' completa 50 anos--, a propaganda petista investe na narrativa de que só por meio da política podem-se promover as mudanças que as ruas exigiram nas jornadas de junho.

"A política sempre foi capaz de mudar o mundo. E o mundo sempre foi capaz de mudar a política. Quando o mundo muda a política, ela não está acabando: ela está melhorando'', diz a propaganda petista.

No final, se sucedem imagens de Lula nas Diretas Já e nas greves do ABC, outras dele como presidente e de Dilma em sua posse, ao lado de números de realizações dos governos petistas.

E o slogan, numa tentativa de associar o PT à mudança: "Venha mudar com a gente, a gente quer continuar mudando com você''.

"É uma declaração de amor à política'', resumiu à Folha um interlocutor petista.

Os comerciais serão exibidos no horário da propaganda partidária destinado aos diretórios estaduais petistas.


Endereço da página:

Links no texto: