Folha de S. Paulo


PT inicia maratona de debates para eleição

O PT promove nesta segunda (26), em São Paulo, o primeiro dos quase trinta debates previstos até novembro no processo que elegerá seu novo presidente nacional. O evento, às 11h, será transmitido ao vivo no site do partido (www.pt.org.br).

São seis os concorrentes: Rui Falcão (atual presidente, que tenta o segundo mandato), Paulo Teixeira, Markus Sokol, Renato Simões, Valter Pomar e Serge Goulart.

Quem vencer comandará o PT durante a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, no ano que vem.

A eleição, que comporá os diretórios municipais, estaduais e nacional, está marcada para 10 de novembro --se houver necessidade de segundo turno, será no dia 24 do mesmo mês.

Rui Falcão é o favorito. Ele tem a preferência dos dois principais nomes do partido, a presidente Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o apoiou publicamente em evento em Brasília.

Pedro Ladeira - 13.ago.13/Folhapress
Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Rui Falcão; partido faz nesta segunda primeiro debate para sucessão interna
Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Rui Falcão; partido faz nesta segunda primeiro debate para sucessão interna

Até novembro, o PT promoverá pelo menos 27 debates para o processo de eleição do presidente da legenda --9 deles entre os candidatos, 18 entre as chapas.

"No PT é assim, não tem jeito. Mesmo sabendo que a maioria quer a reeleição [de Rui Falcão], todos têm direito a expor diferentes posições", disse Paulo Frateschi, secretário de comunicação do partido. "É quando a minoria pode se impor à maioria."

O PT é o maior partido do país, com cerca de 1,8 milhão de filiados cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral.

Para votar nas eleições internas, o filiado precisa estar no PT há mais de um ano, estar em dia com o pagamento das cotas (uma espécie de mensalidade) e também ter passado por um curso de formação política, ministrado pela própria legenda.

Cada filiado votará pelo menos seis vezes na eleição: para presidente nacional, estadual e municipal, mais as respectivas chapas.

"A candidatura dele [Rui Falcão] tem se mostrado como a vencedora antes mesmo de realizarmos as eleições, mas sabemos que nem no PT nem na vida real as coisas são assim", disse Valter Pomar, um dos seis postulantes à presidência do partido.

Segundo Pomar, que considera "muito prematuro" o clima de já ganhou, o PT não sabe sequer qual é o universo de filiados que estarão aptos a votar em novembro.

"Essa é a típica arrogância que transforma a democracia em um teatro", afirmou. "O Rui sempre teve postura diferente desse grupo, mas ele tem uns amigos que têm o hábito de manter a boca torta", completou.

Opositores de Falcão reclamam do peso de sua candidatura --como presidente, ele tem a estrutura da legenda nas mãos-- e pedem por "igualdades de condições".


Endereço da página: