Folha de S. Paulo


Folha usa Google Glass e drone em transmissão

A Folha usou ontem o Google Glass e um drone (veículo aéreo não tripulado) para transmitir o protesto em São Paulo contra o suposto cartel em licitações no Metrô paulista. Foi a primeira vez no Brasil que os dois aparelhos foram utilizados para transmissões jornalísticas ao vivo.

Protesto em SP tem confronto e ao menos sete feridos
Polícia confronta manifestantes perto da sede do governo do Rio

Editoria de arte/Folhapress

A repórter Fernanda Ezabella fez imagens com o Google Glass --tecnologia acoplada a óculos com funcionalidades de smartphone. A correspondente do jornal em Los Angeles foi uma das primeiras pessoas a receber o aparelho e veio à São Paulo para testá-lo em uma cobertura.

Segundo o editor do "TV Folha", João Wainer, esta foi a segunda vez no mundo que os óculos foram usados para esse fim. O pioneirismo coube ao site americano Vice, que transmitiu a onda de protestos na Turquia, em junho.

"Após passar pela Turquia, o repórter da Vice tentou fazer o mesmo aqui no Brasil, mas não conseguiu devido à conexão, que era 3G", explicou. "Na nossa tentativa usamos sinal 4G, e o resultado foi positivo."

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Além do Glass, a transmissão ao vivo dos protestos contou com mais duas câmeras. Uma delas era um aparelho celular acoplado no drone do jornal com o objetivo de obter imagens aéreas. O aparelho também é pioneiro para transmissões jornalísticas no Brasil. Ele foi usado pela primeira vez no auge dos protestos em São Paulo, há dois meses, mas apenas para gravar imagens.

"Depois da bem-sucedida tentativa de gravação de imagens usando o drone, em junho, agora também fomos os primeiros na transmissão ao vivo", aponta Wainer.


Endereço da página:

Links no texto: