Folha de S. Paulo


Movimento Passe Livre diz que não esperava ver um grande protesto

A expectativa do MPL (Movimento Passe Livre) não era ver um grande protesto nesta quarta-feira (14), de acordo com a estudante de direito Nina Capello, 23, uma das integrantes do grupo. "O ato não é do MPL, não é um 'fora Alckmin'. É contra uma crise estrutural e os cartéis só evidenciam isso", afirmou.

A estudante diz que o movimento continua defendendo a tarifa zero para o transporte público mas que, por ora, não vai ajudar a organizar novos protestos. A manifestação de hoje não foi convocada pelo MPL, apenas conta com o apoio do movimento. "Nem vamos chamar outro ato agora pois este não tem uma pauta concreta como em junho", explica Capello.

Acompanhe as manifestações em tempo real
Alckmin será alvo de dois protestos em São Paulo
Manifestantes ocupam auditórios da Assembleia de SP

Marcelo Hotinsky, 19, outro integrante do grupo, também vê diferença entre as manifestações de junho, de que participaram pessoas de diversas cidades do Brasil, e a desta quarta. "Este ato tem caráter bem diferente porque não tem uma pauta reivindicatória, é um ato de denúncia contra o interesse das empresas e do próprio Estado sendo colocado acima dos usuários", diz. "A questão é que não há um só culpado. É todo o sistema".

A manifestação desta quarta chegou a levar 3.000 pessoas ao Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, segundo o Datafolha. Já alguns dos atos de junho chegaram a mobilizar 350 mil na cidade.

Apesar do MPL afirmar que não se trata de uma manifestação contra a gestão do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), diversas pessoas presentes traziam cartazes que manifestavam descontentamento com o político.

Veja vídeo

CARTEL EM SÃO PAULO

O cartel envolvendo metrôs e trens no Estado é uma das fontes de descontentamento com o governo paulista. O esquema, que envolve licitações para fornecer equipamentos, veio à tona em julho, quando a Folha revelou que a multinacional alemã Siemens delatou um arranjo ilícito --do qual fazia parte-- às autoridades antitruste.

O caso vem sendo investigado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) com base em "diários" que a Siemens forneceu. Lá estão registradas as negociações da empresa com representantes do Estado, indicando que o governo paulista teve conhecimento e deu aval à formação de um cartel para a licitação da linha 5 do Metrô de São Paulo. Os casos relatados vão de 1998 a 2008. Na denúncia, a Siemens aponta que as empresas Alstom (França), Bombardier (Canadá), Mitsui (Japão) e CAF (Espanha) eram as que operavam em cartel no país.

O esquema de corrupção teria envolvido as últimas três gestões do governo de São Paulo --Mário Covas, José Serra e o próprio Alckmin--, todas do PSDB. Depois de ter acesso, via ordem judicial, aos documentos relativos a apuração, o governo paulista declarou que irá processar a multinacional alemã. Mesmo assim, todos os contratos serão mantidos.

TARIFA

Após a onda de protestos de junho, Alckmin (PSDB) e o prefeito Fernando Haddad (PT) revogaram o aumento da tarifa de ônibus, metrô e trens da cidade de São Paulo. O preço voltou a ser de R$ 3.

O governo paulista ainda chegou a anunciar, para fechar a conta, seria necessário cortar investimentos, mas, novamente pressionado, optou pela extinção de uma secretaria.


Endereço da página:

Links no texto: