Folha de S. Paulo


Milhares de professores fazem manifestação na zona sul do Rio

Professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro fazem, desde a manhã desta quarta-feira (14), uma manifestação pelas ruas da zona sul do Rio de Janeiro por melhorias nas condições de trabalho.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio, que engloba também os profissionais do município, cerca de 3 mil professores participam do ato, que começou no Largo do Machado e segue em direção a Botafogo. A Polícia Militar ainda não informou sua estimativa de público.

PT nega instrumentalização e diz que ato pode aumentar pressão por CPI
Grupo quer inibir ação do PT em protestos hoje em São Paulo

O ato começou de manhã com uma assembleia na praça do Largo do Machado, na qual ficou decidido pela manutenção da greve dos professores, em curso desde a última quinta-feira (8).

Na próxima terça-feira (20) haverá uma nova reunião para a decisão dos rumos da greve.

Da praça, os professores caminharam em direção ao Palácio da Cidade, em Botafogo, pertencente à Prefeitura do Rio de Janeiro. Os professores reivindicam uma audiência com o prefeito Eduardo Paes sobre as questões da categoria. A manifestação é pacífica e até o momento não há registro de tumultos.

Na última segunda-feira (12), um grupo de 30 professores da rede estadual de ensino tentou ocupar o hall de entrada do Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio. Eles tinham tido uma reunião com o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, que não terminou em consenso. Professores alegam que foram retirados de forma violenta do palácio pela Polícia Militar. O Estado negou que tenha havido truculência.

A pauta do sindicato dos professores tem nove pontos, entre eles reposição de 28% ao vencimento dos professores e "Fora Cabral, fora [secretário de Educação Wilson] Risolia".


Endereço da página:

Links no texto: