Folha de S. Paulo


Cassol diz a líder do PP que vai recorrer da condenação do STF

O líder do PP no Senado, Francisco Dornelles (RJ), afirmou em reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Casa que o senador Ivo Cassol (PP-RO) vai recorrer da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que o condenou a quase cinco anos de prisão por crimes cometidos quando ele foi prefeito de Rolim de Moura (RO), entre 1998 e 2002.

De acordo com informações da Agência Senado, Dornelles disse que a declaração de Cassol foi feita em um encontro realizado nesta terça (13) entre os dois parlamentares.

Segundo Dornelles, o senador condenado vai apresentar embargos (recursos) à decisão do Supremo e acredita que as medidas serão acatadas. Caso isso não aconteça, Cassol "tomará decisão que crie o menor constrangimento aos senadores e ao Senado", afirmou o líder do partido.

Pedro França/Agência Senado
O senador Ivo Cassol (PP-RO), que foi condenado pelo STF e promete que vai apresentar recurso para tentar reverter a decisão
O senador Ivo Cassol (PP-RO), que foi condenado pelo STF e promete que vai apresentar recurso para tentar reverter a decisão

CONDENAÇÃO

Segundo o entendimento unânime dos ministros do STF, Ivo Cassol fraudou licitações no município e direcionou processos a empresas ligadas a pessoas de sua proximidade.

Ele foi o primeiro senador da história a ser condenado pela corte.

O Supremo também condenou o ex-presidente e o ex-vice-presidente da comissão de licitações de Rolim de Moura, Salomão da Silveira e Erodi Matt, respectivamente. Tal como Cassol, eles pegaram 4 anos, 8 meses e 26 dias de prisão sob a acusação de fraude em licitações.

Caso a condenação seja mantida depois das apelações, os três cumprirão a pena em regime semiaberto, quando é possível deixar o presídio durante o dia.


Endereço da página: