Folha de S. Paulo


Aécio faz nova investida por apoio de Serra

Pré-candidato dos tucanos à Presidência da República, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse ontem não acreditar que o ex-governador José Serra deixe o partido porque ele é "a cara do PSDB" e "principalmente, [porque] temos os mesmos adversários".

"Nenhum de nós, tucanos, no fundo, acredita que estaremos em palanques diferentes", afirmou Aécio.

Fundador do PSDB quer votação "histórica" para Aécio Neves em Minas
José Serra, pré-candidato, aposta até em uma disputa contra Lula em 2014
'Desejo que Serra seja feliz', diz Aécio Neves em convenção do PSDB em SC

Serra voltou a se movimentar enfaticamente após os protestos de junho e deu sinais de que busca opções para concorrer novamente à Presidência da República.

Asfixiado no PSDB, onde Aécio hoje tem posição quase hegemônica, o ex-governador busca opções para viabilizar sua candidatura.

Entre as alternativas apresentadas por aliados do ex-governador estão desde a saída do PSDB --ele tem um convite para migrar para o PPS-- até a improvável disputa de uma prévia com Aécio entre os tucanos. A saída da sigla lidera a bolsa de apostas.

Desde que Serra emergiu, Aécio passou a trabalhar mais enfaticamente por uma aproximação com lideranças de São Paulo, onde o ex-governador tem mais influência e poderia dividir o palanque do governador Geraldo Alckmin com Aécio, caso decida realmente sair do PSDB para ser candidato a presidente.

"O que eu tenho dito é que José Serra é a cara do PSDB. A sua vida foi construída ao lado do PSDB. (...) Nós pensamos de forma muito próxima, acreditamos nas mesmas coisas. E principalmente, temos os mesmos adversários. Vai prevalecer o interesse do país", disse o senador.

Aécio falou sobre o assunto após participar da abertura de um festival de gastronomia mineira no Palácio dos Bandeirantes, ao lado de Alckmin. Antes da aparição pública, os dois tiveram uma conversa reservada.

A conversa com Alckmin aconteceu às vésperas da reunião que Aécio faz hoje com os 27 dirigentes estaduais do PSDB para debater a formação de palanques e alianças dos tucanos em todo o país.

A pauta prevê que cada um dos presidentes da sigla apresente um raio-X da situação eleitoral em seu Estado.

Com a reunião, ao mesmo tempo em que se informa do processo nos diversos Estados, o --senador mineiro envolve os dirigentes do PSDB em seu projeto nacional e passa uma imagem de unidade em torno de seu nome.


Endereço da página:

Links no texto: