Folha de S. Paulo


Sarney apresenta melhora e recebe alta da UTI, diz boletim médico

O senador José Sarney (PMDB-AP), 83, apresentou melhora na manhã desta segunda-feira (5) e recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi encaminhado para a unidade semi-intensiva do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

De acordo com o boletim médico, o ex-presidente da República continua tratamento antimicrobiano e ainda não há previsão de alta. Ele estava internado na UTI por causa de um derrame pleural --acúmulo de líquido na membrana que envolve o pulmão. Ele está sendo atendido pelas equipes dos médicos David Uip e Roberto Kalil.

Eduardo Suplicy visita Sarney no hospital Sírio-Libanês em SP
Roseana visita Sarney e afirma que ele não tem previsão de alta

Na noite de ontem, o filho do ex-presidente, José Sarney Filho, visitou o pai e disse que exames realizados ao longo do dia apontaram melhora. "Ele está caladão, mas sereno. Uma infecção dessas na idade dele não é brincadeira."

Perguntado sobre a confirmação ou não de diagnóstico de dengue, Sarney Filho fez piada. "Eu conheço a política do Congresso, mas não entendo a política dos médicos do Sírio. Não sei se é dengue ou não", afirmou.

HISTÓRICO

Após sentir febre e calafrios, Sarney foi internado no dia 28 julho no UDI Hospital, em São Luís (MA). No dia 31 de julho, o ex-presidente da República teve alta por volta das 7h30 e, no mesmo dia, o senador chegou ao Sírio-Libanês, na capital paulista, para dar continuidade ao tratamento da infecção no pulmão.

No dia 1° de agosto, Sarney foi transferido para a UTI por conta de um derrame pleural (acúmulo de líquido na membrana que envolve o pulmão).

Em maio deste ano, Sarney realizou exames no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal após dores no peito. O senador foi liberado pela equipe médica logo após realizar os exames.

Em abril de 2012, o senador foi submetido a um cateterismo. Na época, os médicos encontraram uma obstrução na artéria descendente anterior e fizeram uma angioplastia com a colocação de stent.


Endereço da página:

Links no texto: