Folha de S. Paulo


Roseana visita Sarney e afirma que ele não tem previsão de alta

A governadora Roseana Sarney (PMDB) deixou na tarde desta sexta-feira (2) o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o senador José Sarney (PMDB-AP), 83, está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

De acordo com ela, não há previsão de alta. Já a governadora pretende ficar ficar mais dois ou três dias em São Paulo. O quadro é estável. Roseana informou que Sarney pediu para ir para a UTI, porque se sentiria melhor lá.

A governadora também disse que ainda não se sabe o que ele tem exatamente. "A hipótese de ser dengue não está descartada, mas se for dengue não é só dengue, tem alguma outra coisa envolvida. Estamos esperando os resultados dos exames", disse Roseana.

O ex-presidente da República passou a noite bem após ser transferido na noite de ontem para a UTI.

VISITA

No começo da tarde desta sexta, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) visitou o ex-presidente da República.

O ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), disse que conversou com Sarney e que ele está "lúcido, corado e um pouco cansado, como é normal para quem está internado. Fizemos uma oração juntos. Estou convicto de que ele vai sair dessa", disse Crivela.

Ontem, o peemedebista recebeu a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uip afirmou que seu quadro inspira cuidados devido à idade --o senador tem 83 anos-- e ao histórico de problemas cardíacos.

Sarney foi internado no último domingo no UDI Hospital, em São Luís (MA), após sentir febre e calafrios. O ex-presidente teve alta da instituição maranhense na quarta, por volta das 7h30. No mesmo dia, chegou ao Sírio-Libanês, na capital palista.

EXAMES

No início da noite de ontem, o ex-presidente da República teve febre e tremores. Ele foi submetido a exames que apontaram piora em seu quadro de infecção pulmonar.

Segundo o boletim médico, as tomografias demonstraram derrame pleural bilateral, que é o acúmulo de líquido entre duas membranas da região pulmonar. Foram detectadas ainda duas novas infecções no pulmão.

Por isso, a equipe liderada por Roberto Kalil, David Uip e Carlos Gama o transferiu para a UTI.

O resultado dos exames fez com que um dos antibióticos que o senador estava tomando fosse substituído por outros dois. No total, três medicamentos diferentes estão sendo aplicados.

Sarney apresenta um quadro infeccioso grave, cuja causa ainda não foi detectada. Não está descartada a possibilidade de ele ter contraído dengue, conforme afirmaram nesta quinta alguns de seus familiares.

Segundo o infectologista David Uip, o senador estava consciente, se alimentando e conversando normalmente com os médicos na UTI.

O peemedebista recebeu nesta quinta a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uip afirmou que seu quadro inspira cuidados devido à idade --o senador tem 83 anos-- e ao histórico de problemas cardíacos.

Sarney havia sido internado no último domingo no UDI Hospital, em São Luís (MA), após sentir febre e calafrios. O ex-presidente teve alta da instituição maranhense na quarta, por volta das 7h30. No mesmo dia, chegou ao Sírio-Libanês.

HISTÓRICO

Em maio deste ano, Sarney realizou exames no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal após dores no peito. O senador foi liberado pela equipe médica logo após realizar os exames.

Em abril de 2012, o senador foi submetido a um cateterismo. Na época, os médicos encontraram uma obstrução na artéria descendente anterior e fizeram uma angioplastia com a colocação de stent.


Endereço da página:

Links no texto: