Folha de S. Paulo


Papa Francisco agradece a Dilma pelo "acolhimento generoso"

Após deixar o espaço aéreo brasileiro, o papa Francisco enviou uma mensagem para a presidente Dilma Rousseff em que agradecia o "acolhimento generoso" recebido durante sua estada no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude.

"Renovo a minha sincera gratidão pelo acolhimento generoso que me reservou e pela solicitude do governo em assegurar uma tranquila realização dessa minha primeira visita ao Brasil", escreveu o pontífice.

Veja o especial O papa no Brasil
Reinaldo Lopes: Francisco muda ênfase, mas não conteúdo de doutrina sobre gays
Igor Gielow: Com ideário franciscano, papa driblou políticos 'caroneiros'
'Se uma pessoa é gay e busca Deus, quem sou eu para julgá-la?', diz papa
'Alegria é maior que o cansaço', tuíta Francisco de dentro de avião
Confira as principais frases ditas por Francisco durante sua visita ao Brasil

O líder religioso deixou o Brasil por volta das 19h35 de ontem e aterrissou em Roma (Itália) por volta das 11h25 (horário local) desta segunda-feira (29). Em sua conta no Twitter, o papa disse que a alegria é maior do que o cansaço, após passar sete dias no Brasil para participar da Jornada.

"Estou de retorno a casa, e lhes asseguro que a minha alegria é muito maior que o meu cansaço!", escreveu o pontífice em sua conta no Twitter.

GAYS

Durante a viagem até Roma, na mais ousada declaração de um pontífice sobre homossexualismo, o papa Francisco disse que os gays "não devem ser marginalizados, mas integrados à sociedade" e que não se sente em condição de julgá-los.

"Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?", afirmou Francisco aos cerca de 70 jornalistas que embarcaram a Roma com ele. "O catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados por causa disso, mas integrados à sociedade."

As declarações foram em resposta a recentes revelações de que um assessor próximo seria homossexual e a uma frase atribuída a ele no início de junho, de que havia um "lobby gay" no Vaticano. Segundo ele explicou ontem, o problema não é ser gay, mas o lobby em geral.

Leia a íntegra da mensagem do papa para Dilma

"Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff, Presidenta da República Federativa do Brasil, ao deixar o espaço brasileiro, renovo a minha sincera gratidão pelo acolhimento generoso que me reservou e pela solicitude do Governo em assegurar uma tranquila realização dessa minha primeira visita ao Brasil.

Faço votos de que a Jornada Mundial da Juventude possa reavivar os valores cristãos no coração dos jovens, contribuindo na construção de uma nação mais justa e fraterna e invocando a materna proteção de Nossa Senhora Aparecida, em cujo os pés depositei a vida de cada brasileiro.

Envio uma propiciadora benção apostólica.

Francisco, o Papa."


Endereço da página:

Links no texto: