Folha de S. Paulo


Dilma participa de missa final do papa em Copacabana, mas não comunga

Vestidas de preto, as presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Argentina, Cristina Kirchner, assistiram ontem à missa final da Jornada Mundial da Juventude celebrada pelo papa Francisco na praia de Copacabana, na zona sul do Rio.

Ao lado delas, na primeira fila do setor de autoridades, estava o presidente da Bolívia, Evo Morales. Dilma não comungou. A assessoria do Palácio do Planalto não quis comentar a decisão da presidente de não receber a hóstia.

Veja o especial O papa no Brasil
Reinaldo José Lopes: Papa aposta no fim das divisões internas
Igor Gielow: Com ideário franciscano, papa driblou políticos 'caroneiros'
'Se uma pessoa é gay e busca Deus, quem sou eu para julgá-la?', diz papa
'Alegria é maior que o cansaço', tuíta Francisco de dentro de avião
Confira as principais frases ditas por Francisco durante sua visita ao Brasil

Em 1991, durante a segunda visita do papa João Paulo 2° no Brasil, o então presidente Fernando Collor de Mello e sua mulher Rosane Collor de Mello não comungaram na missa celebrada pelo papa. Collor era divorciado e não pôde se casar pela segunda vez na Igreja Católica. Apenas três das 50 autoridades, que estavam ao lado de Collor, comungaram.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, conseguiu ontem que o papa Francisco cumprimentasse e posasse para uma foto ao lado de seu candidato para as próximas eleições legislativas, Martín Insaurralde.

Segundo a Prefeitura do Rio, 3,2 milhões foram à praia assistir ao rito religioso --número considerado superestimado pelo Datafolha, que estima que o público tenha ficado no máximo entre 1 milhão e 1,2 milhão de indivíduos.

TIETAGEM

Ao chegar ao Rio, no sábado, Cristina Kirchner foi alvo de tietagem explícita de seus conterrâneos. "Formosa!", gritou um dos fãs mais exaltados, ao se aproximar do carro que conduzia a presidente, em Copacabana. Cerca de 40 mil peregrinos argentinos participaram da Jornada.

ABACAXI

Durante todos os dias de sua visita ao Brasil, o papa experimentou sucos de várias frutas brasileiras. O que mais gostou foi o de abacaxi. A fruta também fez sucesso quando servida grelhada.

LA BAMBA

Enquanto esperava a hora de partida de seu ônibus, na rodoviária do Rio, um grupo de peregrinos despediu-se cantando paródias de músicas famosas, como "La Bamba", de Richie Valens. No lugar do refrão ("bamba, bamba"), a versão dos fiéis: "Eu sou cristão, eu sou cristão".

RECORDE

Segundo o Ministério do Turismo, dois milhões de turistas estiveram no Rio durante a vinda do papa. O número oficial de participantes da Jornada (total de inscritos) foi de 865 mil pessoas.


Endereço da página:

Links no texto: