Folha de S. Paulo


Cristina Kirchner obtém foto do papa ao lado de candidato governista

A presidente argentina Cristina Kirchner conseguiu ontem que o papa Francisco cumprimentasse e posasse para uma foto ao lado de seu candidato para as próximas eleições legislativas, Martín Insaurralde.

Cristina viajou ao Rio no sábado, acompanhada do prefeito de Lomas de Zamora, na grande Buenos Aires. Insaurralde é a principal arma do kirchnerismo para conter a crescente intenção de voto nos candidatos do peronismo dissidente, uma ala do partido peronista que não está contente com o governo.

Cristina Kirchner é assediada por fãs em Copacabana

Nos últimos meses, a popularidade da presidente caiu para menos de 30%, o que significa risco de que o kirchnerismo perca cadeiras no Congresso na próxima eleição, em outubro.
Os governistas também temem a subida da intenção de voto em Sergio Massa, ex-chefe de gabinete da presidente, hoje um dissidente com intenções de a suceder em 2015.

O desempenho do governo nas legislativas será fundamental para a intenção de Cristina de aprovar uma mudança na Constituição que permita o terceiro mandato.

Tanto Cristina como Insaurralde postaram várias mensagens eufóricas em suas contas de Twitter, para descrever a viagem ao Rio. A comitiva, formada ainda pelo chanceler, Hector Timerman, e o secretário Carlos Zannini, ficou no Copacabana Palace.

Em seu encontro com o papa, Cristina recebeu de presente um par de sapatos e meias brancas, para serem entregues a seu neto, Néstor Ivan, filho de Máximo, nascido há duas semanas.


Endereço da página:

Links no texto: