Folha de S. Paulo


Com Jornada, fluxo de passageiros aumenta 25% no aeroporto do Galeão no Rio

O fluxo de passageiros no aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, aumentou 25% neste domingo na comparação com a média diária (48 mil). No saguão do aeroporto, há um grande número de peregrinos, identificados com a camiseta da Jornada Mundial da Juventude. Alguns deles, dormem no chão.

O encontro católico internacional, que começou na terça-feira (23) terminou hoje no Rio. A estimativa da Infraero, que administra os aeroportos, é de que cerca de 60 mil pessoas utilizem o aeroporto hoje.

Veja o especial O papa no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo
Peregrinos dormem no chão no aeroporto Santos Dumont
Jovens cantam versão católica de "La Bamba" na rodoviária do Rio

Amanhã, o fluxo deverá ser ainda maior: são esperados 64 mil passageiros. É o mesmo número que foi registrado na véspera do evento, no dia 22.

A pedagoga Paula Brito, 27, participou da Jornada e na noite de hoje aguardava o seu voo. "Tem muita gente no aeroporto e faltam lugares para as pessoas sentarem", diz. Com medo de ter problemas no transporte até o local, chegou no aeroporto por volta das 13h para embarcar apenas as 20h45.

"Era muita gente aqui, a gente sabe que a mobilidade acaba sendo dificultada", afirmou. Ela e um grupo com seis peregrinos, vindos de Feira de Santana (BA), foram convidados para entrar numa área reservada no aeroporto.

"Aqui sim tem lugar para sentar, está bem melhor. O pessoal da organização da JMJ viu a gente sentado e chamou para virmos para cá".

O espaço, chamado "Fun Zone" (zona de diversão, na tradução do inglês), foi montado no aeroporto justamente para facilitar o fluxo de pessoas. Havia um telão no local, além de uma lanchonete, e diversos pufes para os peregrinos aguardarem o horário de embarque.

"Acompanhamos os passos do papa pela televisão daqui hoje, depois de termos encontrado com ele em Copacabana", disse Paula.

SANTOS DUMONT

Segundo a Infraero, o fluxo de passageiros no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, teve aumento de 65% neste domingo em comparação com o dia 14 de julho, data em que não houve influência sazonal de grandes eventos.

A previsão da estatal é que 32 mil passageiros passem pelo Santos Dumont amanhã, 13% mais do que o registrado no dia 15 de julho.
Na rodoviária da cidade também há um grande fluxo de pessoas na noite deste domingo.


Endereço da página:

Links no texto: