Folha de S. Paulo


Último dia do papa no Brasil leva 3 milhões de pessoas a Copacabana, segundo organização

No seu sétimo e último dia no Brasil, o papa Francisco abriu o domingo celebrando a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, realizada na praia de Copacabana a partir das 10h.

A cerimônia contou com a presença de diversos líderes de estado, como a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Organizadoras da Marcha das Vadias no Rio lamentam quebra de imagens sacras
Confira as principais frases ditas por Francisco durante sua visita ao Brasil
Homem faz "banheiros do papa" em Guaratiba e perde R$ 10 mil sem Francisco

Na ocasião o pontífice anunciou o local onde será realizada a próxima Jornada: Cracóvia, na Polônia, país que em 2016 receberá o evento pela segunda vez. A escolha não deixa de ser uma homenagem ao papa polonês João Paulo 2º, responsável por criar o encontro mundial dos jovens da Igreja Católica, e que neste ano deve ser oficialmente reconhecido como santo.

Segundo a Prefeitura do Rio, 3,2 milhões foram à praia assistir ao rito religioso --número considerado superestimado pelo Datafolha, que estima que o público tenha ficado no máximo entre 1 milhão e 1,2 milhão de indivíduos.

A grande quantidade de gente fez com que muitos serviços ficassem aquém do esperado. Duas das reclamações dos fiéis ao longo dessa semana foram o transporte e os banheiros químicos (após a madrugada da vigília alguns pontos da avenida Atlântica tiveram que ser interditados ).

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) reconheceu que houve falhas na infraestrutura da Jornada e prometeu mais planejamento para evitar a repetição dos erros nos próximos grandes eventos. Ele considerou, contundo, ser impossível reunir uma multidão de 2 milhões a 3 milhões de pessoas sem registrar filas e aglomerações, repetindo declaração feita pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB) nos últimos dias. Ainda assim, neste domingo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, avaliou como positiva a operação da cidade durante a Jornada Mundial da Juventude.

O compromisso seguinte do papa foi um encontro, à tarde, com o Conselho Episcopal Latino-americano (leia o discurso na íntegra ). De lá, rumou para o centro de exposições Riocentro, onde foi recebido com muita euforia pelos 15 mil voluntários que lá o aguardavam para receberem o agradecimento e bênção por terem se voluntariado para trabalhar na Jornada.

No centro de convenções, como em um programa de auditório, o papa perguntou duas vezes: "O casamento está fora de moda?". "Não!", respondiam a plenos pulmões. "O jovem tem dois caminhos: o sacerdócio e o casamento", disse o papa, em um dos momentos mais aplaudidos (veja a íntegra do discurso )

De lá, Francisco e sua comitiva partiram para a Base Aérea do Galeão. Inicialmente, o embarque estava previsto para às 19h, mas o papa Francisco acabou se estendendo um pouco em sua palestra no Riocentro. Após outro discurso e homenagens feitas pelo vice-presidente da República, Michel Temer, que se despediu dizendo dizendo que na próxima vez o papa "entre sem pedir licença, porque no coração dos brasileiros haverá sempre um lugar", o pontífice começou a rumar para o avião.

Com mais de meia hora de atraso, o papa Francisco deixou o Brasil seguindo rumo a Roma (Itália) por volta das 19h35. O discurso de despedida aconteceu no aeroporto do Galeão.

"O papa vai embora e lhes diz 'até breve'. Um 'até breve' com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!", termina o papa. "Agradeço a todas as pessoas que, de um modo ou outro, souberam acudir às necessidades de acolhida e gestão de uma multidão imensa de jovens, sem esquecer de tantas pessoas que, no silêncio e na simplicidade, rezaram para que esta Jornada Mundial da Juventude fosse uma verdadeira experiência de crescimento na fé", declara o papa. Leia a íntegra do discurso de despedida

Muitos peregrinos também começaram a voltar para suas casas neste sábado. Alguns chegam a dormir no chão do aeroporto esperando seus vôos. De acordo com a empresa, o fluxo de passageiros teve aumento de 65% neste domingo em comparação com o dia 14 de julho, que não teve influência da Jornada Mundial da Juventude.


Endereço da página:

Links no texto: