Folha de S. Paulo


Voluntários vão ao delírio com discurso do papa no Riocentro

"Esta é a juventude do papa". Com essa frase, repetida à exaustão por toda a Jornada Mundial da Juventude, 15 mil voluntários receberam no começo da noite deste domingo o papa Francisco no centro de convenções Riocentro. O evento foi o penúltimo compromisso do chefe da Igreja Católica no Rio de Janeiro.

Vibrando a cada menção feita aos jovens, o público foi ao delírio quando o papa, em tom de conversa (e não de discurso), pediu para eles serem "revolucionários" e andarem "na contramão de quem acha que o casamento está fora de moda".

Jornada da Juventude no Brasil mostra força dos jovens católicos, diz Vaticano
Leia íntegra do discurso do papa ao Conselho Episcopal Latino-americano

Como em um programa de auditório, o papa perguntou duas vezes: "O casamento está fora de moda?". "Não!", respondiam a plenos pulmões. "O jovem tem dois caminhos: o sacerdócio e o casamento", disse o papa, em um dos momentos mais aplaudidos.

Roberta Soares, de 20 anos, não conteve as lágrimas quando o sumo pontífice, após se despedir, pegou novamente o microfone, quebrando o protocolo como gosta de fazer, e pediu: "Rezem por mim".

Em Madri, Roberta foi peregrina, e agora já pensa em ir para a Polônia, mas não sabe se conseguirá dinheiro. Vanda Santos Souza, 66, chorava e sorria ao mesmo tempo. "Ele está muito empolgado com os jovens do Brasil, está muito alegre", vibrava.

"Eu chorei, muito, ele tocou fundo no coração. Ele é o nosso líder, estou cada vez mais católica", disse Aline Aurr, 30, se dizendo emocionada "pela bênção de ser voluntária".

Thamires Souza, de Nova Iguaçu, se sentia duplamente abençoada. Completando 18 anos hoje, ganhou de presente o agradecimento e a bênção do papa Francisco. Seu amigo, Rodrigo Alves da Silva, 20, ressaltou que o papa mostrou que é "muito abençoado por deus", e trouxe mensagens inesquecíveis".


Endereço da página:

Links no texto: