Folha de S. Paulo


Peregrinos dormem no chão no aeroporto Santos Dumont; fluxo aumentou 65%

Alguns peregrinos dormem no chão enquanto esperam seus voos no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. O local tem um fluxo intenso de passageiros no final da tarde deste domingo (28), dia do encerramento da Jornada Mundial da Juventude.

São 25,5 mil passageiros passando pelo Santos Dumont, segundo a Infraero. De acordo com a empresa, o fluxo de passageiros teve aumento de 65% neste domingo em comparação com o dia 14 de julho, que não teve influência da Jornada Mundial da Juventude.

Cálculo de 3,2 milhões em Copacabana é superestimado, diz Datafolha
Veja o especial O papa no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo

Além de pessoas de outras cidades do Brasil, há um grande número de peregrinos de outros países, que irão fazer escala locais como São Paulo e Brasília. O aeroporto só opera vôos nacionais.

A previsão da infraero é que 32 mil passageiros passem pelo Santos Dumont amanhã, 13% mais do que o registrado no dia 15 de julho (data sem influência do evento).

Mariana Sallowicz/Folhapress
Peregrinos dormem no chão do aeroporto Santos Dumont, no Rio, no último dia da Jornada Mundial da Juventude
Peregrinos dormem no chão do aeroporto Santos Dumont, no Rio, no último dia da Jornada Mundial da Juventude

Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o aeroporto está com um grande número de passageiros na área de espera de voos porque muitos chegaram com grande antecedência ao aeroporto.

A Infraero separou áreas reservadas para os peregrinos esperarem os seus voos. O objetivo é organizar o fluxo de pessoas e também fazer com que tenham mais segurança com as bagagens.

Um grupo de peregrinos do Chile aguarda o voo para São Paulo, onde farão uma conexão até Santiago.

A psicóloga Jicza Cabezas, 28, veio ao Brasil com 22 compatriotas. Eles se hospedaram na Penha (zona norte do Rio). "A organização no aeroporto está boa, há muitos locais para você se informar", diz.

Ela, no entanto, reclama que alguns taxistas que trouxeram parte do grupo até o aeroporto, mas se recusaram a ligar o taxímetro. Eles cobraram um valor fixo. Uma corrida de cerca de R$ 30 saiu por R$ 100.

"Os dias de jornada foram muito cansativo porque além de andarmos muito, a gente demorava cerca de duas horas para ir da Penha até Copacabana. Acabamos acordando muito cedo vários dias e chegávamos tarde dos eventos", diz a psicóloga chilena.

GALEÃO

No aeroporto internacional do Galeão também há um grande fluxo de passageiros, muitos deles vestindo a camiseta da Jornada Mundial da Juventude.

Assim como no Santos Dumont, alguns peregrinos descansam no chão enquanto esperam o embarque.


Endereço da página:

Links no texto: