Folha de S. Paulo


Jornada da Juventude no Brasil mostra força dos jovens católicos, diz Vaticano

A passagem do papa Francisco pelo Brasil demonstrou a força da parcela jovem da Igreja Católica. Esta foi a avaliação do porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, pouco antes do embarque do pontífice para Roma.

Ele considerou um sucesso a Jornada Mundial da Juventude e elogiou o esforço feito pela organização após a mudança do local da vigília e da missa de encerramento do encontro de jovens católicos.

Análise: Francisco prega coragem para anunciar a fé cristã e lembra João Paulo 2º
Cálculo oficial de 3,2 milhões de pessoas em Copacabana é superestimado, diz Datafolha
Veja o especial O papa no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo

As duas celebrações citadas seriam realizadas em Guaratiba, na zona oeste, mas a chuva na região destruiu o campo escolhido para abrigar os peregrinos.

"Ficamos admirados com a capacidade da organização da Jornada que transferiu, em tempo reduzido, uma parte da estrutura de Guaratiba para Copacabana", elogiou Lombardi.

De acordo com o porta-voz, a organização do evento estimou que 2,5 milhões de pessoas participaram da vigília (realizada ontem), enquanto mais de 3 milhões estiveram neste domingo na praia de Copacabana.

Lombardi disse que o papa apreciou a vigília e destacou a intervenção dos jovens que ergueram no palco a estrutura de uma casa, lembrada em seu próprio discurso.

"Nós somos parte da igreja e devemos nos converter também em construtores desta igreja", afirmou Francisco, durante a cerimônia na noite de ontem.

Ao mencionar a missa deste domingo (28), o representante do Vaticano informou que o papa convidou a participar da celebração um casal, pais de uma menina com anencefalia (doença caracterizada pela má formação ou ausência do cérebro).

"O papa encontrou esse casal na saída da Catedral Metropolitana e os convidou para a missa de hoje. A menina foi levada ao altar, como uma expressão da valorização da vida. É uma criança que poderia ter sido abortada, mas está viva. É um símbolo da confiança, do amor, da aceitação, que o papa deseja a todos", concluiu Lombardi.

Segundo o porta-voz, o papa Francisco ficou satisfeito por saber que o terreno de Guaratiba, onde seria a Jornada Mundial da Juventude, pode ser transformado em um conjunto residencial para 20 mil pessoas. O projeto foi anunciado na manhã deste domingo pelo prefeito Eduardo Paes.


Endereço da página:

Links no texto: