Folha de S. Paulo


Campus Fidei pode abrigar show, diz prefeito

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou na tarde deste domingo (28) que a área que seria usada para peregrinação na Jornada Mundial da Juventude em Guaratiba (zona oeste) pode abrigar um show.

O objetivo, disse ele, seria aproveitar o palco montado pela igreja e movimentar a região, a fim de minimizar os prejuízos aos moradores da região.

Prefeito do Rio anuncia "bairro popular" em Guaratiba; área é de aterro clandestino
Veja o especial O papa no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo

"Vamos ver de que maneira a gente pode compensar [os moradores], criar atrativos ali. Já me deram a ideia até de fazer um show no palco que está montado. Vamos ver, de repente é uma ideia", disse Paes.

A organização do evento teve que mudar o local da missa do papa Francisco porque o terreno virou um enorme lamaçal. Moradores compraram comidas e bebidas para vender aos peregrinos e acabaram amargando prejuízo.

O prefeito já havia afirmado pela manhã que pretende transformar o local num bairro popular. Ele disse que não há projeto definido, nem mesmo número de unidades previstas. Mas afirmou que os apartamento serão destinados prioritariamente aos moradores de favelas da região.

"É uma região da cidade que tem muita habitação precária. Tem o Jardim Maravilha, um bairro com muita gente em área alagada. Não faltam situações a serem melhoradas em Guaratiba, Sepetiba, Santa Cruz e Campo Grande."

Ele afirmou que vai desapropriar o terreno através da Justiça. Segundo o prefeito, a intenção é não pagar pelos investimentos feitos pela organização da Jornada Mundial da Juventude na área, como terraplanagem. "[Esse gasto] É como se fosse uma doação da igreja para a população carioca."

Paes disse que a decisão foi tomada após aprovação do papa Francisco, através do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.


Endereço da página:

Links no texto: