Folha de S. Paulo


Esgoto de banheiros químicos causa mau cheiro e interdita pontos de Copacabana

O mau cheiro tomou conta da praia de Copacabana, depois de uma madrugada em que milhares de peregrinos dormiram ao ar livre pelas ruas do bairro.

Os banheiros químicos não são ligados à rede de esgoto. Como resultado, eles transbordaram, e o líquido se espalhou pelas ruas. Alguns pontos da Avenida Atlântica foram interditados com faixas da Defesa Civil devido à sujeira.

A válvula de um caminhão que sugava o material de parte dos banheiros químicos quebrou, derramando ainda mais esgoto. O mau cheiro é perceptível até na área destinada aos convidados, mais próxima ao palco onde o papa Francisco celebra a missa de encerramento da Jornada.

Papa anuncia Cracóvia, na Polônia, como sede da próxima Jornada
Confira as principais frases de Francisco na visita ao Brasil
Campo da fé em Guaratiba será bairro popular; área é de aterro clandestino

Apesar do mau cheiro, as filas nos banheiros químicos seguem enormes na manhã deste domingo (28). As pessoas, enquanto aguardam, tapam o rosto e o nariz por causa do forte odor. Peregrinos buscavam outras alternativas. Qualquer estabelecimento comercial com banheiro estava lotado e com filas na manhã deste domingo.

A assessoria da Jornada Mundial da Juventude informou na sexta que cerca de mil dos 4.400 banheiros químicos alugados pela organização para Guaratiba deveriam ser transportados para Copacabana após o cancelamento do evento na zona oeste da cidade e a transferência para a praia.

Estes mil banheiros reforçariam a oferta que já havia no bairro, de 400 banheiros químicos desde o início do evento.

Há bastante lixo nas ruas. Os peregrinos até juntam o lixo e tentam procurar lixeiras. Mas elas já estavam completamente lotadas na manhã de domingo, depois de uma madrugada superlotada na praia.


Endereço da página:

Links no texto: