Folha de S. Paulo


Peregrinação leva menos tempo que fila para comida

Aquela que prometia ser uma das principais provas de resistência física da Jornada Mundial da Juventude -a peregrinação de 13 km rumo ao local da vigília- acabou se tornando um desafio menor (e mais rápido) do que a retirada do kit de alimentação pelos peregrinos, que teve filas de até cinco horas.

Com a transferência da vigília de Guaratiba (zona oeste) para Copacabana (zona sul), a distância a caminhar não só diminuiu (9,5 km) como se tornou opcional, o que fez muitos peregrinos abreviarem o trajeto ou simplesmente desistir dele.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo

No meio do percurso, no Aterro do Flamengo, ficavam as tendas de distribuição dos kits com produtos industrializados, incluídos no preço da inscrição para a Jornada principal fonte de alimentação de boa parte dos voluntários para a vigília que se iniciou na tarde de sábado.

Diante das filas, muitos peregrinos desistiram de pegar os kits e seguiram direto para a praia. Lá já estavam centenas de jovens, acampados desde a madrugada de sábado para garantir um local mais perto do palco.

Quem percorreu os 9,5 quilômetros do "trajeto oficial", como fez a reportagem da Folha, encontrou um corredor humano num cenário de tranquilidade e, principalmente, de satisfação pela mudança do local do evento.

Acompanhando um grupo de 250 australianos, a estudante Ceare Murphy, 16, mostrou-se feliz ao fazer um roteiro que passa por alguns dos cartões postais do Rio.

"Podemos ficar mais dois dias na cidade, o cenário é muito mais bonito. O problema aqui nesses dias foram a chuva e o táxi, porque os motoristas não falam inglês e temos que ficar apontando no mapa nosso destino", disse.

Desde cedo, os fiéis lotaram as ruas do centro do Rio, ponto de partida da peregrinação, carregando sacos de dormir e cobertores para passar a noite em vigília na praia de Copacabana.
Repetindo gesto já tradicional nesta Jornada, alguns caminhavam de mãos dadas e rezavam o Pai Nosso. A presença policial no trajeto era ostensiva.


Endereço da página:

Links no texto: