Folha de S. Paulo


Jornada faz Rio viver Réveillon e Carnaval em um mesmo dia

Uma multidão que começou a ganhar volume ainda na madrugada de sábado se aglomerou ao longo de toda a praia de Copacabana ontem para ver, mais uma vez, o papa Francisco.

De acordo com a prefeitura, 3 milhões de pessoas participaram ontem da cerimônia de início da vigília, o penúltimo ato da Jornada Mundial da Juventude, que termina hoje no Rio.

Papa chama fiéis de 'atletas de Cristo' e pede aos jovens que saiam às ruas
Análise: Referência ao futebol é analogia lógica a um papa argentino no Brasil
Veja o especial O papa no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo

Desde cedo várias ruas da cidade foram invadidas por grupos caminhando rumo à Copacabana. No centro e no Aterro do Flamengo peregrinos em blocos davam à cidade um clima de carnaval; Copacabana repleta de jovens lembrava o Réveillon.

Nas areias da praia, peregrinos armavam barracas e demarcavam seus territórios. Copacabana parecia um mapa múndi, com bandeiras de diversos países estabelecendo "fronteiras".

Danilo Verpa/Folhapress
Peregrinos se aglomeram na orla de Copacabana para a cerimônia da vigília
Peregrinos se aglomeram na orla de Copacabana para a cerimônia da vigília

"Com essa invasão do bem vamos ter a maior concentração já acontecida na história da cidade. Isso é uma super notícia, não é algo que devemos encarar de maneira negativa", disse, à tarde, o prefeito Eduardo Paes.

Mas a "invasão do bem" trouxe problemas. Peregrinos aguardavam até 50 minutos em filas para usar banheiros; batedores de carteira agiam em alguns pontos -na sexta foram registrados 170 furtos de carteiras e celulares; ontem, até o meio-dia, havia 50 registros.

Em alguns trechos, havia tanta gente na areia que só era possível passar pela água. A maré, que subia, era a preocupação de muitos. Também havia pessoas acampadas nas calçadas e em postos de gasolina.

Mesmo assim, o clima na orla era de muita tranquilidade. "Trabalhar num evento desses é quase diversão. É tudo muito tranquilo", disse um PM que pediu para não ser identificado.

COPA DO MUNDO

Ao discursar, depois dos testemunhos de jovens, o papa Francisco usou referências esportivas para exortar os jovens a seguirem a igreja.

"Acho que a maioria de vocês ama os esportes. E aqui no Brasil, como em outros países, o futebol é uma paixão nacional. Ora bem, o que faz um jogador de futebol quando é convocado para jogar em um time? Deve treinar, e muito. Também assim é a vida de discípulos do senhor", disse.

Francisco, torcedor do time de futebol argentino San Lorenzo, mencionou até a Copa do Mundo ao falar para os jovens.

"Jesus nos oferece algo muito superior que a Copa do Mundo. Oferece-nos a possibilidade de uma vida fecunda e feliz", disse o papa Francisco à multidão de jovens que lotava a praia de Copacabana.


Endereço da página:

Links no texto: