Folha de S. Paulo


Participantes da Marcha das Vadias criticam Igreja Católica em Copacabana, no Rio

Cerca de 200 pessoas participam na tarde deste sábado (27) da Marcha da Vadias na orla da praia de Copacabana, na zona sul do Rio.

O objetivo da marcha é combater a violência contra as mulheres e os casos de abuso e estupro que têm aumentado no país. O tema deste ano é "Quebre o silêncio", para incentivar mulheres a denunciar os crimes de violência doméstica.

Veja o especial O papa no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo
Prefeito do Rio prevê público recorde de até 3 mi em Copacabana no domingo
Participantes da Marcha das Vadias distribuem camisinhas e chocam peregrinos no Rio

A concentração acontece no posto 5, em Copacabana, mesmo local onde peregrinos estão reunidos à espera do papa Francisco e, também, para participar da Vigília, que deve começar por volta das 19h30.

Sobre a presença dos peregrinos em Copacabana, a educadora Rogéria Peixinho, uma das organizadoras do evento, disse que o posto 9 é uma tradição e que a marcha irá para Ipanema, em direção contrária ao local onde estão concentrados os peregrinos.

"Nós estamos na contramão da Igreja, e o posto 9 é uma tradição, disse à Folha, depois de gritar pelo megafone palavras de ordem como: "Minha roupa não é um convite ao estupro".

Julio César Guimarães/UOL
Vestida como Virgem Maria, participante da Marcha das Vadias protesta a favor do aborto
Vestida como Virgem Maria, participante da Marcha das Vadias protesta a favor do aborto

Neste ano, o evento também faz a defesa do Estado laico diante do avanço do projeto de lei que institui o Estatuto do Nascituro. A data foi escolhida justamente para contrapor a presença do papa no país, que representa uma das instituições mais conservadoras e que é contrária ao aborto: a Igreja Católica.

Cartazes também mostravam o espírito da manifestação: "Chupai-vos uns aos outros", "Tirem seus rosários dos nossos ovários", pregavam as participantes da Marcha.

Por volta 16h, a marcha sairá do posto 5 e caminhará pela avenida Atlântica, em direção ao posto 2. Em 2012, mais de 2.000 pessoas participaram do evento, segundo estimativa dos organizadores.


Endereço da página:

Links no texto: