Folha de S. Paulo


No quinto dia no Brasil, papa se encontra com menores infratores e assiste à Via Sacra

Nesta sexta-feira (26), no quinto dia no Brasil, papa Francisco celebrou missa reservada na residência do Sumaré, ouviu a confissão de cinco jovens e se encontrou com oito menores infratores.

À noite, durante a Via Sacra, na praia de Copacabana, o papa discursou e voltou a mencionar o problema da corrupção na política e lembrou vítimas do racismo, da fome e, de improviso, das vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo
Exército põe grades para conter manifestantes em Copacabana, no Rio
Manifestantes tentam invadir área do palco do papa

Antes de começar o atribulado dia, o papa escreveu em seu Twitter que a Cerimônia de Acolhida dos jovens na quinta (25), na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, foi "inesquecível", e mandou uma bênção para todos os envolvidos no evento. Logo cedo, Francisco teve uma missa reservada na residência do Sumaré, onde está hospedado.

Pela manhã, o sumo pontífice ouviu a confissão de cinco jovens na Quinta da Boa Vista, zona norte, parque próximo ao estádio do Maracanã. O peregrino Renan Souza foi um escolhidos. "O papa foi muito generoso e nos deixou muito à vontade. Ele realmente é o santo padre do povão"

Em encontro com oito menores infratores, o papa Francisco recebeu uma cruz com a inscrição: "Candelária Nunca Mais" e o nome dos adolescentes mortos no episódio. Emocionado, repetiu: "Candelária, nunca mais. Violência, nunca mais, só amor" e rezou um Pai-Nosso com os infratores.

Diante de alguns milhares de animados fiéis no bairro da Glória, o papa Francisco voltou a lembrar os idosos, ressaltando o diálogo entre gerações. O discurso, feito em português, antecedeu a oração do ângelus.

Veja vídeo

Durante o dia, fiéis e camelôs ocuparam a praia de Copacabana para guardar lugar para a Via Sacra com o papa, à noite. Alguns jovens aproveitaram também o sol para se divertirem.

À noite, durante a Via Sacra, o papa Francisco usou da linguagem religiosa para admitir a existência de clérigos e cristãos "incoerentes" e perguntou à multidão: "Você é o que lava as mãos, se faz de distraído e olha para o lado?" No discurso, feito em português e espanhol, o papa voltou a mencionar o problema da corrupção na política e lembrou vítimas do racismo, da fome e, de improviso, das vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria.

Treze palcos foram montados ao longo do trecho de 900 metros, cada um deles destinado à encenação de uma das 14 estações da Via Sacra. A última cena foi representada no palco principal, montado no Leme, diante do papa Francisco.


Endereço da página:

Links no texto: