Folha de S. Paulo


Rio gasta R$ 6 milhões para realizar dragagem em Guaratiba

A Prefeitura do Rio de Janeiro gastou R$ 6 milhões para dragar o rio e canais de Guaratiba (zona oeste), para garantir a realização da Jornada (Jornada Mundial da Juventude), mas ainda desconhece quanto pagou para construir quatro passarelas provisórias, a fim de facilitar o acesso dos fiéis.

Apesar de dizer que a dragagem será um legado para a cidade, o evento foi o motivo que levou à obra, admitiu a prefeitura.

Veja o especial O papa no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo
Mudança de Guaratiba para Copacabana é bem recebida por peregrinos
Evento em Guaratiba é transferido para praia de Copacabana

Chuvas fortes na cidade nos últimos dias transformaram o terreno onde seriam feitos eventos da Jornada em um grande lamaçal, o que inviabilizou a realização da vigília, no sábado (27), e a missa de encerramento do evento pelo papa Francisco, no domingo (28).

Os dois eventos foram transferidos para a praia de Copacabana, mas até o momento a prefeitura não sabe como funcionará a logística de alimentação, mobilidade e outras necessidades para os mais de 350 mil peregrinos inscritos na Jornada, além de outros participantes do evento, que pode elevar esse número para 2 milhões de pessoas.

TERRENO DE NINGUÉM

Segundo comunicado da prefeitura, não houve gasto dentro do terreno cedido por dois empresários, cujos nomes também não foram revelados. O chamado Campus Fidei, de 1,3 milhão de metros quadrados, foi terraplanado pela organização do evento, que também não informou quanto foi investido na melhoria.

Já as obras feitas em Guaratiba foram assumidas pela prefeitura. "Com relação às intervenções do município em Guaratiba, a prefeitura esclarece que todas foram no sentido de melhoria da infraestrutura do bairro, beneficiando os moradores da região", afirmou.

Entre as benfeitorias feitas para a a jornada durante a visita do papa Francisco, foi feita a dragagem do rio Piraquê e dos canais 1, 2 e 3. Além disso, houve a urbanização de diversas vias com a implantação de mais de 50 placas de sinalização de nomes de rua.

Ao longo dos últimos meses foi realizado a fresagem e o recapeamento das estradas Capoeira Grande, Ilha de Guaratiba, da Matriz e do Mato Alto, em Guaratiba, e da Avenida Atlântica, em Copacabana, com instalação de sinalização vertical e horizontal.

As obras, segundo a prefeitura, "ficarão como legado da Jornada Mundial da Juventude não só para a zona oeste, mas para toda a cidade do Rio", disse em nota.

Ainda de acordo com a nota, o papel na Jornada Mundial da Prefeitura "é garantir a comunicação, a mobilidade, a logística, a saúde e o bom funcionamento da cidade durante a estadia do papa Francisco no Rio de Janeiro", disse.


Endereço da página:

Links no texto: