Folha de S. Paulo


'Sombra' de Francisco, agente protege pontífices desde 2006

Comandante da Gendarmaria (força de segurança) do Vaticano desde 2006, Domenico Giani, 50, é o segurança calvo que corre ao lado do papa com duas funções: protegê-lo e levar crianças do público para a sua bênção.

Com Francisco, a tarefa é mais difícil, tanto pelo maior entusiasmo do público em comparação com Bento 16 quanto pela disposição do novo papa em abençoar o maior número possível de crianças.

Veja o especial O papa no Brasil
Rio gasta R$ 6 milhões para realizar dragagem em Guaratiba
Francisco é o santo padre do povão, diz jovem que se confessou com o papa
Papa Francisco diz no Twitter que noite em Copacabana foi "inesquecível"

No Vaticano, seis seguranças a pé escoltam o papamóvel: três gendarmes de um lado, três membros da Guarda Suíça (que protege o papa desde o século 15) do outro.

O grupo, os gendarmes, tem são Miguel Arcanjo como patrono e 130 integrantes. No Brasil, foram usados apenas dois de cada lado, devido à presença da Polícia Federal.

Há constantes problemas de coordenação entre gendarmes e guardas suíços. Já houve casos de ambos levarem crianças para a bênção do papa ao mesmo tempo. No Brasil, só Giani tem essa missão.

O gendarme confidenciou a policiais brasileiros que o momento que mais temia na viagem ao Brasil já passou --a visita à favela de Varginha.
Italiano com formação em pedagogia, Giani teve os momentos mais tensos de sua carreira no pontificado de Bento 16. Em duas oportunidades, teve de defendê-lo de ataques da mesma mulher, a ítalo-suíça Susanna Maiolo.

Em 2012, voltou a ficar em evidência ao prender pessoalmente o mordomo do papa, Paolo Gabriele, 46, acusado de vazar documentos secretos do Vaticano.


Endereço da página:

Links no texto: